Presidente da Guiné Equatorial disponível para visitar Portugal "quando for convidado"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 mar (Lusa) - O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, está disponível para visitar Portugal "quando for convidado" e, se coincidir com a deslocação do papa Francisco ao santuário de Fátima, "muito melhor", afirmou hoje um governante equato-guineense em Lisboa.

"O meu Presidente, o meu Governo está disposto [a visitar Portugal] quando o Governo português o convide", disse o terceiro vice-primeiro-ministro da Guiné Equatorial, Alfonso Nsue Mokuy, que hoje participou numa conferência sobre direitos humanos e pena de morte na Guiné Equatorial, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa.

Questionado pela Lusa se Obiang tenciona deslocar-se a Fátima por ocasião da visita do papa, a 12 e 13 de maio, o ministro respondeu: "Se [esse convite] coincidir com a visita do papa, muito melhor".

O Presidente da Guiné Equatorial, país que aderiu à Guiné Equatorial em 2014, nunca realizou uma visita oficial a Portugal e é conhecida a sua vontade de se deslocar ao santuário de Fátima.

Em outubro passado, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou os chefes de Estado e de Governo da Cimeira Ibero-Americana para que visitem Fátima em maio próximo, por ocasião do centenário dos acontecimentos de 1917 na Cova da Iria.

Dias depois, na cimeira da CPLP em Brasília, Marcelo Rebelo de Sousa não esclareceu se convidou o Presidente da Guiné Equatorial a visitar Fátima, mas defendeu que impedir essa a visita a qualquer cidadão lusófono "seria oposto à ideia de mobilidade" na CPLP.

JH (IEL) // EL

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams sem totalistas, mas há prémios a caminho de Portugal 

Não se registaram totalistas no sorteio desta segunda-feira do Eurodreams, contudo um total de 12 apostadores em Portugal, conseguiram o terceiro prémio, no valor de 171,96 euros.

“Não há direito. 400 euros é muito dinheiro”. Imigrantes descontentes com AIMA

A decisão da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de pedir o pagamento antecipado dos custos do agendamento para concluir processos de regularização está a provocar a revolta nos imigrantes que contestam a medida unilateral.

Segunda-feira de sorte grande? Eis a chave vencedora do Eurodreams

Já é conhecida a chave vencedora do sorteio 039/2024 do EuroDreams desta segunda-feira.