Cantata junta 240 intérpretes para contar a história das aparições de Fátima

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 30 mar (Lusa) - A cantata "As maravilhas de Fátima", produção que junta 240 intérpretes e conta a história das aparições, é estreada no dia 02 de abril, domingo, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A partir do papel do padre Manuel Formigão (1883-1858), que fez os primeiros inquéritos aos pastorinhos Jacinta, Lúcia e Francisco após as aparições de 1917, constrói-se um espetáculo com música de António Cartageno e textos construídos a partir de fontes literárias da época.

A iniciativa é das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima e a produção do Conservatório de Música de Ourém e Fátima (CMOF), com a Orquestra Clássica de Fátima.

No total, estão envolvidos duas centenas de cantores do coro do Conservatório e quatro dezenas de músicos da Orquestra, além dos solistas que representam, por exemplo, os pastorinhos e Nossa Senhora de Fátima.

"A expectativa para a estreia é alta", assume o diretor do CMOF à agência Lusa. Alexandre Rodrigues considera fantástica a cantata composta por António Cartageno e espera casa cheia para a primeira apresentação, no domingo.

"Mesmo para a população que já conhece a história e é crente, a cantata clarifica muitos pormenores, sobretudo em torno da vida e obra do padre Formigão e da responsabilidade que teve relativamente aos acontecimentos das aparições, na sua divulgação e na clarificação da verdade", diz o diretor do CMOF.

Em preparação desde outubro de 2016, o espetáculo contextualiza ainda o momento histórico e o contexto político em que surgem as aparições.

Através da música, "As maravilhas de Fátima" procura "clarificar a história, tornando-a acessível a todos".

"É como um musical, só falta o movimento. É uma outra forma de conhecer a história das aparições, embelezando determinados momentos. A história é narrada, com personagens que vêm glorificar o momento, tornando mais percetível e interessante o espetáculo", acrescenta Alexandre Rodrigues.

A estreia em Fátima, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, está agendada para as 15:15 do dia 02 de abril. Estão ainda confirmadas, ao longo do ano, outras apresentações em Fátima e também em Bragança, Évora, Lisboa e Beja.

MLE // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Português morre em colisão rodoviária na Suíça

Um homem de 62 anos com nacionalidade portuguesa morreu, este sábado, em St-Gingolph, na Suíça, na sequência de uma colisão entre o motociclio que conduzia e o veículo ligeiro que seguia à sua frente, escreve o jornal suíço 24 Heures.

“Não há direito. 400 euros é muito dinheiro”. Imigrantes descontentes com AIMA

A decisão da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de pedir o pagamento antecipado dos custos do agendamento para concluir processos de regularização está a provocar a revolta nos imigrantes que contestam a medida unilateral.

Segunda-feira de sorte grande? Eis a chave vencedora do Eurodreams

Já é conhecida a chave vencedora do sorteio 039/2024 do EuroDreams desta segunda-feira.