António Mosquito e Luís Montez entram no capital do grupo que controla DN, JN e TSF

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 nov (Lusa) -- Os empresários António Mosquito e Luís Montez vão passar a deter 42,5% da parte media do grupo Controlinveste, com 15% e 27,5%, respetivamente, segundo o comunicado de imprensa hoje divulgado pela própria empresa.

De acordo com a nota enviada às redações, Luis Montez e António Mosquito concluíram hoje "com sucesso um acordo" com o atual dono da Controlinveste, Joaquim Oliveira, e os bancos BCP e BES para reestruturar o Grupo Controlinveste Media, que até agora era integralmente detido pela Controlinveste.

Quando o acordo for concretizado, o empresário angolano António Mosquito (que recentemente passou a acionista maioritário da construtora Soares da costa) ficará com 27,5% do grupo media da Controlinveste, Luís Montez com 15% e cada banco com também 15%, passando assim a capital parte da dívida da Controlinveste a estes bancos. O grupo Controlinveste passará a deter os restantes 27,5%.

"O acordo alcançado permite assegurar novas condições de capitalização do grupo editorial e um novo plano de negócios devidamente sustentado a longo prazo", refere o comunicado de imprensa.

Os novos acionistas do grupo media já chegaram também a acordo sobre a equipa de gestão. Esta será composta por sete elementos, dois a indicar por cada um dos acionistas não financeiros, sendo já certo que o advogado Daniel Proença de Carvalho será o presidente do grupo.

Já outro comunicado enviado às redações pelo escritório de Proença de Carvalho acrescenta que BCP e BES pretendem alienar a parte com que ficarão do grupo media Controlinveste e que a dívida remanescente será "reestruturada", "não havendo qualquer perdão" desta.

A Controlinveste é um dos maiores grupos de comunicação social em Portugal, detendo títulos como Jornal de Notícias, Diário de Notícias, O Jogo, entre outros, e a rádio TSF.

IM // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Euribor sobe a três meses e desce a seis e a 12 meses

A taxa Euribor subiu esta quarta-feira a três meses e desceu a seis e 12 meses face a terça-feira.

Taxa de desemprego com queda homóloga para 6,8% no 1.º trimestre

A taxa de desemprego fixou-se em 6,8% no primeiro trimestre, 0,4 pontos percentuais abaixo da do mesmo trimestre do ano passado, mas 0,2 pontos acima da do trimestre anterior, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.