Cantata junta 240 intérpretes para contar a história das aparições de Fátima

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 30 mar (Lusa) - A cantata "As maravilhas de Fátima", produção que junta 240 intérpretes e conta a história das aparições, é estreada no dia 02 de abril, domingo, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A partir do papel do padre Manuel Formigão (1883-1858), que fez os primeiros inquéritos aos pastorinhos Jacinta, Lúcia e Francisco após as aparições de 1917, constrói-se um espetáculo com música de António Cartageno e textos construídos a partir de fontes literárias da época.

A iniciativa é das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima e a produção do Conservatório de Música de Ourém e Fátima (CMOF), com a Orquestra Clássica de Fátima.

No total, estão envolvidos duas centenas de cantores do coro do Conservatório e quatro dezenas de músicos da Orquestra, além dos solistas que representam, por exemplo, os pastorinhos e Nossa Senhora de Fátima.

"A expectativa para a estreia é alta", assume o diretor do CMOF à agência Lusa. Alexandre Rodrigues considera fantástica a cantata composta por António Cartageno e espera casa cheia para a primeira apresentação, no domingo.

"Mesmo para a população que já conhece a história e é crente, a cantata clarifica muitos pormenores, sobretudo em torno da vida e obra do padre Formigão e da responsabilidade que teve relativamente aos acontecimentos das aparições, na sua divulgação e na clarificação da verdade", diz o diretor do CMOF.

Em preparação desde outubro de 2016, o espetáculo contextualiza ainda o momento histórico e o contexto político em que surgem as aparições.

Através da música, "As maravilhas de Fátima" procura "clarificar a história, tornando-a acessível a todos".

"É como um musical, só falta o movimento. É uma outra forma de conhecer a história das aparições, embelezando determinados momentos. A história é narrada, com personagens que vêm glorificar o momento, tornando mais percetível e interessante o espetáculo", acrescenta Alexandre Rodrigues.

A estreia em Fátima, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, está agendada para as 15:15 do dia 02 de abril. Estão ainda confirmadas, ao longo do ano, outras apresentações em Fátima e também em Bragança, Évora, Lisboa e Beja.

MLE // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

ASAE apreende 450 litros de azeite falsificado comercializado nas redes sociais

Quatrocentos e cinquenta litros de azeite falsificado, que era comercializado através das redes sociais, foi apreendido na segunda-feira, perto da cidade de Lisboa, informou esta terça-feira a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Localização do novo aeroporto poderá ser revelada esta terça-feira

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, faz esta terça-feira uma declaração ao país às 20h00, na residência oficial em São Bento, após o Conselho de Ministros, disse à Lusa fonte do gabinete do chefe do Governo.

É oficial. Novo aeroporto de Lisboa vai ser em Alcochete e já tem nome

O Governo aprovou esta terça-feira a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.