Câmara do Porto reclama apoio do Estado por não ter dinheiro para bairros

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 26 nov (Lusa) -- O vereador da Habitação da Câmara do Porto reclamou hoje o apoio do Estado na manutenção dos bairros, admitindo que a autarquia tem "mais de 13 mil casas e não tem dinheiro para tomar conta delas como devia".

"A obrigação de cuidar das casas também é do Estado. Desde há dois anos que o esforço tem sido feito exclusivamente pela Câmara. Não há meios financeiros para fazer tudo e em 2011, 2012 e 2013 o Governo achou que a habitação social não era da sua conta", lamentou o vereador socialista.

Manuel Pizarro falava no fim da segunda reunião pública deste mandato, onde várias pessoas colocaram problemas relacionados com dificuldades de acesso a habitação social ou problemas e deficiências estruturais dos bairros municipais.

"Isto mostra a enormíssima crise social que se vive hoje no Porto e a componente da Habitação continua a ser um problema dramático", frisou.

Aos munícipes que apresentaram problemas distintos, Pizarro teve de dizer que "a Câmara tem mais de 13 mil casas e não tem dinheiro para tomar conta delas devidamente".

Referindo-se ao fim do programa estatal que cofinanciava a requalificação de alguns bairros, Pizarro avisou que não vai ser possível "manter o ritmo das obras que existiu anteriormente", porque "não há dinheiro para as pagar".

"Os meios da Câmara não chegam para resolver todos os problemas", admitiu.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.