Forças curdo-árabes dizem ter entrado no aeroporto de Tabqa

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 26 mar (Lusa) - Combatentes curdo-árabes das Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiados pelos Estados Unidos, anunciaram hoje que entraram no aeroporto de Tabqa, nas mãos do grupo 'jihadista' Estado Islâmico.

"As FDS assumiram o controlo de mais de metade do aeroporto militar de Tabqa. Os combates prosseguem no interior e a conquista total (do aeroporto) deverá acontecer nas próximas horas", declarou à AFP um porta-voz das forças, Talal Sello.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que os 'jihadistas" se retiraram do aeroporto devido ao intenso fogo de artilharia e aos ataques aéreos da coligação ocidental liderada pelos Estados Unidos.

O aeroporto de Tabqa fica a 55 quilómetros de Raqa, bastião do grupo Estado Islâmico, que controla a região desde agosto de 2014.

EO // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.