Infantino abre portas a Portugal para possível coorganização do Mundial

Infantino abre portas a Portugal para possível coorganização do Mundial
fpf
| Desporto
Porto Canal com Lusa

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, deixou hoje em aberto a hipóteses de Portugal integrar a coorganização de um Mundial de futebol, frisando, porém, que nos próximos anos os países europeus não poderão candidatar-se.

"A minha melhor experiência foi no Euro2004, em Portugal, onde testemunhei a paixão vivida e foi absolutamente fantástico. Portugal, em conjunto com a Espanha, fez uma candidatura pelo Mundial 2018, mas para os próximos mundiais os países europeus não se poderão candidatar. Ainda assim, o futuro está em aberto para Portugal", começou por dizer.

No encerramento da segunda edição do fórum 'Football Talks', o líder do organismo considerou que um Mundial realizado apenas em Portugal será complicado, salientando que a prova tem que ser bem ponderada.

"Portugal sozinho será muito difícil, mas temos as portas abertas para coorganizações. Temos que garantir que o Mundial é sustentável e que os estádios e edifícios a serem construídos sejam utilizados depois nos seus países", justificou.

Por outro lado, Infantino não deixou de abordar a utilização do vídeo árbitro no Mundial2018, na Rússia, mostrando-se confiante para a sua utilização na prova e realçou o período de testes que ainda está em decurso.

"Eu espero que possamos usar o vídeo árbitro no Mundial. Estamos a testa-lo durante este ano e testaremos até ao fim do ano. Estou muito confiante pelos resultados que tenho visto até ao momento", confessou.

Para Infantino, a tecnologia "não vai ajudar a resolver todos os problemas", mas salienta o auxílio necessário para que "os árbitros não cometam erros graves".

Por fim, o presidente da FIFA foi solicitado a fazer uma comparação entre Messi e Cristiano Ronaldo, apontando as diferenças, mas preferindo realçar o bom que trazem ao futebol.

"Penso que há grandes diferenças entre Messi e Cristiano. Eles têm diferentes estilos, são diferentes fisicamente e são ambos futebolistas extremamente incríveis. Num ano, um está melhor um bocadinho, no ano seguinte está o outro e tem sido assim nos últimos 10 anos. Oficialmente, o Cristiano é reconhecido como o melhor para a FIFA", concluiu.

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.