Miguel Gonçalves Mendes finaliza documentário com e sobre Eduardo Lourenço

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mar (Lusa) - O realizador Miguel Gonçalves Mendes está a finalizar um documentário sobre e com o ensaísta Eduardo Lourenço, intitulado "O labirinto da saudade", que deverá estrear-se nos cinemas depois do verão, disse à agência Lusa o produtor Vasco Sequeira.

"O Labirinto da Saudade - Psicanálise Mítica do Destino Português", o ensaio que Eduardo Lourenço publicou em 1978, dá o mote para este documentário ambicioso, como descreveu o produtor, cuja rodagem decorreu maioritariamente no Buçaco e em Curia, e que será concluída no final de março.

"É o grande escritor português. Não temos mais ninguém como ele. Não há mais ninguém com a força dele", disse Vasco Sequeira, produtor de 38 anos que convidou Miguel Gonçalves Mendes para assumir a realização do filme.

Vasco Sequeira explicou que, apesar de revelar o percurso pessoal e literário de Eduardo Lourenço, de 93 anos, o documentário, do ponto de vista formal, é apresentado como um sonho.

Grande parte da rodagem aconteceu num hotel no Buçaco, como forma de apresentar Eduardo Lourenço como um hóspede que revisita, em cada divisão, pensamentos e fases da vida.

"É uma maneira de se falar da infância, das memórias, do percurso militar, do casamento, mas também do que Eduardo Lourenço pensa sobre Portugal, sobre a Europa, sobre Fernando Pessoa, por exemplo".

Além de Eduardo Lourenço, no filme participam o arquiteto Álvaro Siza Vieira, a escritora Lídia Jorge, o humorista brasileiro Gregório Duvivier, a jornalista e tradutora Pilar del Río e o ator Diogo Dória, aos quais se deverá juntar ainda a artista plástica Paula Rego, convidada para entrar nos últimos dias de rodagem.

De acordo com a revista digital Blimunda - que assistiu à rodagem - no filme entram ainda a cantora Adriana Calcanhotto, o jornalista José Carlos de Vasconcelos e o escritor Gonçalo M. Tavares.

O filme tem argumento de Sabrina Marques e Diogo Figueira, um ambiente que faz lembrar, segundo o produtor, o cinema italiano, mas deixa os intérpretes, incluindo Eduardo Lourenço, serem eles próprios.

"O labirinto da saudade" é um documentário da produtora Long Shot, criada há cinco anos, foi feito sobretudo com financiamento privado e tem por ambição fazer o circuito de festivais e chegar ao grande público português.

As entrevistas feitas a propósito deste documentário serão reunidas posteriormente num livro.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.