Joaquim Evangelista pede consenso na revisão do contrato do praticante desportivo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Estoril, Lisboa, 23 mar (Lusa) - O presidente do Sindicato de Jogadores, Joaquim Evangelista, apelou hoje a um consenso na futura aprovação da revisão do Regime Jurídico do Contrato de Trabalho do praticante desportivo, atualmente em discussão na Assembleia da República.

Em declarações à margem do ciclo de conferências Football Talks, que decorre até sexta-feira no Centro de Congressos do Estoril, o líder sindical espera que as alterações tragam um maior equilíbrio nas relações laborais no futebol profissional.

"O que manifestámos na Assembleia da República é que seja um diploma consensual, em que os jogadores e os clubes se revejam e que não seja um diploma que divida. Desse ponto de vista, acho que estão reunidas as condições para que a lei seja alterada com sucesso", afirmou o dirigente à Lusa.

Criticando as "visões unilaterais" que têm predominado no futebol nacional, Joaquim Evangelista defendeu "um diálogo verdadeiro" entre os diferentes agentes para que sejam dadas melhores condições de trabalho aos jogadores: "Tem de haver um equilíbrio de poder nas relações laborais e isso é manifestamente a favor dos clubes, neste momento."

"Estamos sempre atentos às condições que ajudem a melhorar a vida dos atletas. Queremos fazê-lo com tranquilidade e tem de haver consensos. Não podemos legislar contra uma das partes, senão há sempre crispação", acrescentou.

O presidente do Sindicato de Jogadores esteve na quarta-feira no Parlamento para ser ouvido sobre esta matéria. Em causa está a revisão da Lei n.º 28/98, de 26 de junho, que aprova o Regime Jurídico do Contrato de Trabalho do praticante desportivo e do contrato de formação desportiva, e que está no centro dos projetos-lei n.ºs 168/XIII, do PSD, e 297/XIII, do PS.

A versão final do documento - que contou também com os contributos dos clubes e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional - poderá ser apresentada até ao final de abril.

JYGO/AYCO // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Sub-19): Calendário dos Sub-19 acertado com goleada. Crónica do jogo.

A equipa de sub-19 do FC Porto recebeu e bateu o Académico de Viseu, por 4-0, num encontro em atraso referente à nona ronda do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Tiago Campas inaugurou o marcador do Estádio de Pedroso logo aos dois minutos, Tiago Andrade fez o segundo golo da tarde aos 18, Mariano Regal assinou o terceiro aos 64 e Gil Martins, o melhor marcador da prova, fechou a contagem de grande penalidade no tempo de compensação (90+2m).

FC Porto (Voleibol): Azuis e Brancas sagram-se campeãs e garantem tetra

A equipa de voleibol do FC Porto é tetracampeã da Liga Solverde, depois de vencer o quinto e último jogo, dos playoffs da final, no Dragão Arena, frente ao PV Colégio Efanor, por 3-0.

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo

2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.