Rodrigo Areias convoca 'clichés' do cinema 'noir' no filme "Ornamento e crime"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mar (Lusa) - O realizador Rodrigo Areias estreia na quinta-feira o filme "Ornamento e crime", no qual convoca alguns dos 'clichés' dos policiais do cinema 'noir', tão importantes como a narrativa.

"O ponto de partida dos meus filmes é sempre plástico e só depois penso onde pôr os atores e, no final, às vezes tudo faz sentido", contou Rodrigo Areias à agência Lusa, a propósito da forma como aborda o cinema enquanto realizador.

"Ornamento e crime" já está pronto há algum tempo, mas Rodrigo Areias não se importou de esperar vários meses pela estreia comercial: "Não tinha pressa. Esperei que o cinema Trindade [no Porto] abrisse, porque não há muitos cinemas que passem os nossos filmes [da produtora Bando à Parte]".

O filme tem argumento de Rodrigo Areias e Pedro Bastos, direção de fotografia - a preto e branco - de Jorge Quintela e música original de Legendary Tigerman e Rita Redshoes. A história inclui um detetive, uma mulher fatal loira e outra morena, polícias, um empresário corrupto, um crime por resolver; ingredientes que compõem a narrativa policial.

O elenco conta, entre outros, com Vítor Correia, Tânia Diniz, António Durães e a atriz brasileira Djin Sganzerla.

Rodrigo Areias, que diz sonhar um dia ser "um realizador de filmes de 'série B'", recorda que, para ele, "o cinema é muito mais do que contar uma história. É transportar o espectador para uma viagem que tem também a ver com uma experiência de som e imagem".

"Interessa-me isso, propor um outro universo. Não há nada de novo [nos argumentos], apenas o ponto de vista de quem conta", disse.

Sendo a fotografia, o enquadramento dos cenários, a pose dos atores e o jogo de luzes e sombras tão importantes como o argumento, Rodrigo Areias acrescenta ainda mais dois elementos à equação: a cidade de Guimarães, onde o filme foi rodado, e a arquitetura de Fernando Távora, que marcou a chamada "escola do Porto".

O realizador presta homenagem ao arquiteto, falecido em 2005, e de quem já tinha feito em 2013 o documentário "1960", a partir dos diários dele.

"Nunca tinha feito um filme em Guimarães e que mostrasse a cidade para lá do bilhete-postal da 'cidade-berço'", disse.

Rodrigo Areias, nascido em Guimarães em 1978, junta "Ornamento e crime" a outras duas longas-metragens de ficção - "Tebas" e "A estrada de palha" -, curtas e documentários.

No entanto é mais longa a filmografia como produtor, através da Bando à Parte. "Honestamente, se pudesse produzia menos", reconhece, embora não pareça propriamente frustrado por ser mais produtor do que realizador.

Atualmente está a produzir, por exemplo, um documentário de Pedro Sena Nunes sobre o escritor, encenador e realizador de origem checa Jorge Listopad, o filme "Caminhos magnéticos", de Edgar Pêra, e está a terminar a rodagem, nos Açores, do seu filme "Hálito azul", tendo previsto, para este ano, filmagens para outra ficção e uma curta.

De acordo com a Nitrato Filmes, "Ornamento e crime" estreia-se na quinta-feira no Cinema Trindade, no Porto, e no Cinema Monumental, em Lisboa.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.