Museu de Arte Antiga exibe pintura de Canaletto sobre Canal Grande de Veneza

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 mar (Lusa) - A pintura "O Canal Grande a partir do Campo San Vio", de Canaletto (1697-1768), proveniente do Museu de Arte do Luxemburgo, vai ser exibida no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, a partir de quarta-feira.

De acordo com o MNAA, a obra vai ser exibida no âmbito do ciclo "Obra Convidada", dentro da programação anual do museu.

A pintura, cuja inauguração está marcada para as 18:00 de quarta-feira, representa uma vista do Canal Grande a partir do Campo San Vio, um dos ângulos de Veneza preferidos de Giovanni Antonio Canal, conhecido por Il Canaletto.

De acordo com o museu, o artista criou mais de uma dezena de pinturas a partir desta mesma perspetiva do Canal Grande.

Nascido em Veneza, a 07 de outubro de 1697 e falecido a 19 de abril de 1768, Canaletto foi considerado o maior dos artistas venezianos do seu tempo.

Destacou-se por combinar a representação exata da cidade, modelada pela sua luz particular, com a agitação urbana do movimento dos barcos e dos grupos de figuras, captada com pinceladas precisas e rápidas.

Iniciado em 2013, com uma obra de Lucas Cranach, o Velho (1472-1553), vinda do The Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque, o ciclo de exposições, designado por "Obra Convidada", tem vindo a apresentar, no MNAA, algumas obras de arte de grandes museus nacionais e estrangeiros.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante coleção pública de arte antiga do país, em pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.