Prémio da Associação de Críticos de Teatro entregue em abril à atriz Rita Cabaço

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 mar (Lusa) -- O Prémio da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro/2016 é entregue no dia 07 de abril, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, à atriz Rita Cabaço, foi hoje anunciado.

A atriz Rita Cabaço foi distinguida pelo seu desempenho em "Música", de Frank Wedekind, numa encenação de Luís Miguel Cintra, a última original do Teatro da Cornucópia, numa produção com o Teatro São Luiz, em Lisboa.

O júri decidiu ainda atribuir três Menções Especiais designadamente aos espetáculos "As Criadas", de Jean Genet, numa encenação de Simão do Vale, "Moçambique", pela companhia teatral Mala Voadora, e a "Dramatículos", sobre textos de Samuel Beckett, apresentados pelo Teatro da Rainha, com tradução e dramaturgia de Isabel Lopes e encenação de Fernando Mora Ramos.

Sobre Rita Cabaço, afirma a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT) que na peça "Música", de Wedekind, a atriz "representa uma personagem fundamental para a estrutura dramatúrgica, quer da peça, quer do espetáculo".

"Este seu trabalho foi marcado por características excecionais, na sua relação não apenas com o texto, mas com todos os elementos de um espetáculo cuja lógica global passava por uma organização minuciosa de elementos concorrentes e, ao mesmo tempo, minuciosamente diferenciados entre si", lê-se no comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A peça estreou-se a 30 de junho de 2016 no Teatro Municipal São Luiz, e foi reposta no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa.

Relativamente às Menções Especiais, sobre "As Criadas", peça levada à cena nos teatros Académico Gil Vicente, em Coimbra, e Carlos Alberto, no Porto, foi "uma segunda incursão por Simão do Vale no universo feminino, após o espetáculo 'Gertrude', em 2013".

"A opção ousada de traduzir uma versão menos conhecida deste texto de Genet proporcionou uma encenação bela e crua e com uma forte aposta no simbolismo cénico", afirma a APCT, acrescentando que o "espetáculo se destacou pela excelente direção de atores, a coerência das opções dramatúrgicas e a forte expressividade do desenho de luz".

Quanto a "Moçambique", pela Mala Voadora, afirma a APCT: "A pretexto de um episódio biográfico de Jorge Andrade, a Mala Voadora tece em Moçambique uma ficção que corre em paralelo com um país a descobrir-se no pós-colonialismo".

"Fazendo uso de um simples e eficaz dispositivo dramatúrgico, que convoca tanto o humor e a dança quanto imagens de arquivo dos primeiros anos de independência, questiona-se habilmente de que forma o indivíduo e a História moldam os seus destinos", lê-se no mesmo comunicado.

A peça estreou-se n'O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, no Alto Alentejo, e esteve em cena nos teatros Viriato, em Viseu, Rivoli, no Porto, e Maria Matos, em Lisboa.

Quanto a "Dramatículos", a APCT destaca "a atriz Isabel Lopes pela sua excecional composição de Boca (Eu não) e Mulher sentada (Cadeira de embalar), num registo criativo da personagem que conjugava, de forma subtil, vaidade e recato, quietude e sobressalto".

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.