Passos Coelho afirma que Governo deu "resposta atempada" sobre pensões e aguarda decisão do TC

Passos Coelho afirma que Governo deu "resposta atempada" sobre pensões e aguarda decisão do TC
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse hoje que o Governo já deu "uma resposta atempada" sobre o regime de convergência de pensões e, agora, vai aguardar pela decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre essas mesmas normas.

"Nesta altura não há nada a acrescentar, já tudo está dito sobre essa matéria. Já houve uma resposta atempada por parte do Governo" e, "agora, aguardaremos a decisão do TC", afirmou o chefe do executivo.

Questionado sobre se o Governo tem algum plano B, caso o TC chumbe o regime de convergência de pensões entre o setor público e privado, Passos Coelho escusou-se a especular.

"Não vou fazer nenhuma especulação à volta disso porque é matéria que está mais do que respondida", frisou.

O primeiro-ministro, que falava aos jornalistas à margem da inauguração de um centro de apoio a deficientes no concelho alentejano de Borba, argumentou ser "mais importante" falar desta obra social.

"Hoje, aqui, é mais importante falar desta obra social do que propriamente da questão relacionada com o TC, relativamente à qual já muito foi dito, senão quase tudo foi dito", limitou-se a acrescentar.

No sábado, o Presidente da República, Cavaco Silva, requereu a fiscalização preventiva da constitucionalidade do regime de convergência de pensões entre o setor público e privado, que reduz cerca de 10% pensões superiores a 600 euros.

Cavaco Silva pediu ao TC que se pronuncie sobre a constitucionalidade das normas que determinam a redução em 10% de pensões em pagamento e das normas que determinam o recálculo do montante de pensões em pagamento, divulgou o Palácio de Belém na sua página na Internet.

No mesmo dia, o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, afirmou que o Governo não tem nenhuma alternativa preparada para um eventual chumbo do TC.

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".