Fernando Santos diz que jogo com a Hungria é "determinante" e lamenta ausência de Nani

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 16 mar (Lusa) - O selecionador Fernando Santos afirmou hoje que o duelo com a Hungria é determinante para Portugal continuar a luta pelo apuramento direito para o Mundial de futebol de 2018 e lamentou a ausência de Nani, devido a lesão.

"Soube na terça-feira que não podia contar com ele. Voltou a treinar nesse dia, mas recebemos a informação que tinha voltado a ressentir-se da lesão e não estaria em condições", afirmou Fernando Santos, na conferência de imprensa de divulgação da lista de convocados para a dupla jornada com Hungria e Suécia, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Nani, que é quarto jogador de sempre com mais internacionalizações pela seleção nacional (106), está sem competir desde 22 de fevereiro, devido a uma lesão muscular na coxa esquerda, e é, assim, baixa certa para os dois próximos compromissos.

Para Fernando Santos, no jogo frente à Hungria, da quinta jornada do Grupo B de apuramento para o próximo Campeonato do Mundo, Portugal está obrigado a vencer "um adversário direto pela qualificação" para continuar na perseguição à Suíça, que ocupa o primeiro lugar, o único que dá acesso direto à fase final.

"Muito passa por este jogo. A Hungria não virá só para jogar para um ponto. Portugal depende de si próprio. Tem que vencer todos os jogos. Temos que vencer este jogo e o próximo e o próximo", referiu o selecionador nacional.

Para "vencer um adversário forte", com o qual Portugal empatou a três golos na fase final do Euro2016, Fernando Santos pediu um Estádio da Luz "cheio" e recordou o ambiente vivido em França, onde Portugal se sagrou campeão da Europa.

"Precisamos do tipo de adeptos que estiveram em França", confessou o técnico de 62 anos.

Fernando Santos explicou que convocou um grupo de 25 jogadores devido a "dois ou três" que vão chegar aos trabalhos da seleção com alguns problemas físicos e abordou o caso de Renato Sanches, que tem apenas 87 minutos disputados pelo Bayern Munique em 2017.

"Os jogadores devem ter competição e fazer parte do lote de convocados para cada jogo. Isso tem acontecido com o Renato. Tem sido sempre chamado nos jogos do Bayern e tem sido utilizado. Isso é suficiente", disse.

Fernando Santos abordou ainda a qualificação do Mónaco, de Leonardo Jardim, João Moutinho e Bernardo Silva, para os quartos de final da Liga dos Campeões.

"É brilhante aquilo que estão a fazer e espero que possam continuar e vencer. Se houver vários jogadores portugueses na final, não vou torcer por ninguém", referiu.

A seleção portuguesa concentra-se segunda-feira, numa unidade hoteleira em Cascais, até às 23:30, e realiza o primeiro treino na manhã do dia seguinte, na Cidade do Futebol.

O jogo com a Hungria, do Grupo B de qualificação para o Mundial2018, está marcado para 25 de março, no Estádio da Luz, às 19:45, enquanto o particular com a Suécia disputa-se a 28, à mesma hora, no Estádio do Marítimo, no Funchal.

LG/MYO // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Treino matinal a pensar na última jornada da Liga

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o SC Braga (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 34.ª e última jornada do campeonato.

Na mira da justiça. Dirigentes do Benfica suspeitos de desvio de 6 milhões de euros 

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) têm fortes suspeitas de que o ex-líder das ‘Águias’ Luís Filipe Vieira, juntamente com Rui Costa, o antigo administrador da SAD dos encarnados, Domingos Soares Oliveira e o ex-assessor jurídico, Paulo Gonçalves, terão encetado, entre 2014 e 2020, um alegado plano para desviar cerca de seis milhões de euros dos cofres da Benfica SAD, através de contratos de intermediação de jogadores falsos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.