Rui Rio considera que Banco de Portugal não esteve à altura das circunstâncias

| Política
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 09 mar (Lusa) - O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio considerou hoje, em Coimbra, que o Banco de Portugal "não esteve à altura das circunstâncias" e apelou a uma reforma do sistema político.

"Não posso considerar que as entidades reguladoras, a começar pelo Banco de Portugal, funcionam bem, porque funcionam mal", afirmou Rui Rio, na conferência "As Razões Internas da Crise", em Coimbra.

O economista social democrata salientou que "não há dúvida nenhuma" que o Banco de Portugal "não esteve à altura das circunstâncias".

"Isto é factual. Podemos agora divergir porque é que não esteve [à altura das circunstâncias] e atribuir responsabilidades a A e a B, mas que não esteve, não esteve, ao longo de anos e anos", vincou Rui Rio, sublinhando ainda que também "a banca não esteve" à altura.

Durante a conferência, o ex-autarca do PSD defendeu também uma reforma do sistema político, considerando que se está perante um "regime esgotado por força" dos mais de 40 anos de idade, "de uma sociedade que mudou muito" e cujas mudanças o regime não conseguiu acompanhar.

Rui Rio considerou que o regime, com um tempo "exatamente igual ao do Estado Novo", está "desgastado".

"O Estado Novo chegou podre ao fim. Este não está podre, mas com sinais evidentes de disfunções", notou, defendendo a necessidade de se fazer uma reforma do sistema político.

A partir dessa medida, será possível reformar a justiça, "que não tem capacidade para se auto-reformar", e que "se calhar funciona ainda pior do que a política", referiu.

Rui Rio falava para uma plateia composta maioritariamente por jovens da Coimbra Business School - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, entidade organizadora da iniciativa.

JYGA // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".