Preços de fábrica na China sobem pelo sexto mês consecutivo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pequim, 09 mar (Lusa) - Os preços de fábrica na China subiram, em fevereiro, pelo sexto mês consecutivo, segundo dados oficiais hoje divulgados, com a segunda maior economia mundial a beneficiar de um aumento do consumo.

O índice de preços ao produtor subiu 7,8%, face ao mesmo período do ano passado, informou o Gabinete Nacional de Estatísticas chinês.

A aceleração do aumento dos preços de fábrica, face aos cinco meses anteriores, suscita expectativas de que a China poderá começar a exportar inflação para a economia global, apesar dos receios de que o novo presidente norte-americano, Donald Trump, desencadeei uma guerra comercial contra o país asiático.

O aumento, em termos homólogos, deve-se em parte à baixa base de comparação, sendo que em fevereiro do ano passado os preços registaram uma "queda acentuada", disse Sheng Guoqing, analista do GNE, em comunicado.

O aumento da exploração de gás e petróleo, mineração de carvão e fundição de metais contribuíram também para aquela subida, indicou Sheng.

O índice de preços ao consumidor, um dos principais indicadores da inflação, subiu 0,8% no mês passado, o ritmo de crescimento mais lento dos últimos dois anos.

As estatísticas chinesas sofrem no início do ano fortes oscilações, devido ao Ano Novo lunar, a principal festa das famílias chinesas.

No relatório do governo, que foi apresentado no domingo passado pelo primeiro-ministro, Li Keqiang, na abertura da sessão anual da Assembleia Nacional Popular, as autoridades comprometeram-se em manter a inflação em torno de 3%.

JOYP // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.