Greve do SEF nos aeroportos com adesão de 100% em "todas as categorias profissionais"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 nov (Lusa) -- A greve dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) registou hoje de manhã "uma adesão de 100%" nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, tendo aderido ao protesto "todas as categorias" profissionais, afirmou fonte sindical.

Nos aeroportos, estão garantidos apenas os serviços mínimos o que está a provocar atrasos, entre hora e meia a duas horas, nas chegadas e partidas dos voos internacionais, disse à Lusa Acácio Pereira, do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF).

Segundo o sindicalista, todos os aeroportos registaram esta manhã uma adesão de 100%, à exceção dos Açores, onde o número de funcionários é tão reduzido que para garantir os serviços mínimos é praticamente impossível aderir à greve.

"Este é um momento histórico porque, pela primeira vez, aderiram todas as categorias profissionais à greve", sublinhou Acácio Pereira, em declarações à Lusa.

Segundo o pré-aviso de greve, a paralisação nas fronteiras de Lisboa realiza-se entre as 06:00 e as 10:00 e entre as 14:00 e as 18:00 e, nas restantes fronteiras e Centros de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA), entre as 07:00 e as 11:00 e entre as 16:00 e as 20:00.

A greve dos inspetores do SEF, que se prolonga até segunda-feira, decorre nos aeroportos, portos marítimos e centros de cooperação policial e aduaneira (CCPA), mas estão garantidos serviços mínimos.

Os inspetores protestam contra os cortes previstos para as remunerações em 2014, a falta de pessoal e a proposta do Governo do Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas, que é "omissa" em relação à continuidade dos inspetores como corpo especial de polícia, segundo o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF).

O primeiro dia de greve, que abrange os funcionários de investigação e fiscalização a trabalhar nos departamentos do SEF, decorreu na passada quinta-feira e contou com uma adesão de 70%, de acordo com o sindicato.

SIM (CMP) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.