Diretora regional e diretor aplaudem estatuto de Museu Nacional para Conímbriga

| País
Porto Canal com Lusa

Condeixa-a-Nova, Coimbra, 20 fev (Lusa) -- A diretora regional de Cultura do Centro, Celeste Amaro, e o diretor do Museu de Conímbriga, Virgílio Correia, congratularam-se hoje com a passagem desta estrutura a Museu Nacional, realçando que na prática tal estatuto já é reconhecido pelo Estado.

"Fico muito satisfeita", declarou Celeste Amaro à agência Lusa, realçando a importância de a região Centro passar "a ter mais um museu nacional", em Condeixa-a-Nova, além dos museus Grão Vasco e Machado de Castro, em Viseu e Coimbra, respetivamente.

Na opinião da diretora regional de Cultura, o novo estatuto poderá trazer "algum impulso à dinâmica" do Museu Monográfico de Conímbriga, no distrito de Coimbra, e fazer com que "as pessoas retomem o gosto" de visitar a antiga cidade romana e as infraestruturas associadas.

O Museu de Conímbriga, junto à povoação de Condeixa-a-Velha, "depende da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)", disse, admitindo que "uma das vantagens" de passar a ter a palavra "nacional" na designação oficial seja a de manter a gestão do museu na esfera de responsabilidade da Administração Central, num momento em que o Governo prepara a transferência de um conjunto de competências para as autarquias.

Trata-se, no entanto, de um processo que "ainda vai demorar algum tempo", após parecer não vinculativo do Conselho Nacional de Cultura, cuja secção de museus vai reunir-se para o efeito na quinta-feira, referiu.

Por sua vez, o diretor do Museu de Conímbriga, Virgílio Correia, afirmou à Lusa que este "sempre teve uma dimensão peculiar", na dependência do Estado, "apesar de não se chamar nacional".

Contudo, para o arqueólogo, "descansa muito saber-se que isso é assim" e que o Governo pretende reforçar essa categoria nacional do Museu Monográfico que dirige há 17 anos.

Virgílio Correia anunciou, em janeiro, que vai manter-se em funções até abril, para permitir a escolha de um novo responsável através de concurso público, como anunciado pela DGPC em finais de 2016.

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, disse hoje que o Museu Monográfico de Conímbriga deverá passar a ser Museu Nacional.

Luís Filipe Castro Mendes falou desta decisão na emissão de hoje do programa da RTP Bom Dia Portugal, realçando que o caso de Conímbriga é o mais concreto em análise, sem que tal ponha de parte uma eventual decisão sobre outros museus.

A página do Museu de Conímbriga na internet explica que esta estrutura foi fundada em 1962 e tutela as ruínas da cidade romana com esse nome, abertas ao público desde 1930.

CSS (SSS) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.