Município de Leiria promove educação ambiental

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 20 fev (Lusa) - A agenda para a educação ambiental do Município de Leiria quer aumentar o grau de consciência da população nestas matérias, anunciou hoje a autarquia liderada por Raul Castro.

Com um amplo programa de atividades destinado ao público em geral e população estudantil, a decorrer até julho de 2017, a estratégia de educação ambiental do Município assenta na dinamização de atividades que se irão desenvolver em diferentes núcleos: no Centro de Interpretação Ambiental (CIA), nas escolas do concelho, no Centro Azul da praia do Pedrogão e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria.

"Pretendemos, através do desenvolvimento de projetos e campanhas de sensibilização, aumentar o grau de consciência ambiental da população, alargar a participação da comunidade local na educação ambiental, dinamizar projetos escolares para a formação ambiental e fomentar boas práticas ambientais", afirmou Anabela Graça, vereadora da Educação, citada numa nota de imprensa.

Segundo a autarca, a agenda "materializa a ação do município e de todos os parceiros que em rede irão criar dinâmicas para diferentes públicos, dinamizando exposições, visitas de estudo, projetos, concursos e 'workshops' para alunos do ensino secundário", o que irá contribuir para "o desenvolvimento de uma população ambientalmente informada e responsável, no sentido de proteger os valores do ambiente e da qualidade de vida".

Na nota de imprensa, o Município adianta que a preocupação com as questões ambientais assenta num trabalho transversal. Um dos exemplos é a elaboração da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Leiria, que vai ser submetida à aprovação na próxima sessão da Assembleia Municipal, um trabalho desenvolvido na sequência da adesão do Município ao Projeto ClimaAdaPT.Local.

O vereador do Ambiente, Ricardo Santos, citado na mesma nota, referiu que a Câmara procura ter "uma ação sinalizadora para toda a sociedade", lembrando que, fruto deste trabalho, o Município hasteou novamente este ano a bandeira Eco XXI - Municípios Sustentáveis.

"O mesmo se pode dizer do facto de termos conquistado novamente a bandeira Cidade de Excelência, também como reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da qualificação urbana e ambiental", acrescentou.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.