Eixo Atlântico apoia candidatura do Bom Jesus de Braga a Património Mundial

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 21 nov (Lusa) - O Eixo Atlântico vai ter um "forte empenho" para o sucesso da candidatura do santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, a Património Mundial da Unesco, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado da Câmara de Braga, o presidente do Eixo Atlântico, José Maria Costa, garantiu que irá propor à Assembleia Geral daquela associação de municípios "um envolvimento e um forte empenho, fazendo um lóbi positivo além-fronteiras", para o sucesso da candidatura.

A garantia foi deixada após uma reunião que sentou à mesma mesa o presidente do Eixo Atlântico, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e os responsáveis da Confraria do Bom Jesus.

O Eixo Atlântico é uma associação que agrega 17 municípios do Norte de Portugal e outros tantos da Galiza.

O Santuário do Bom Jesus do Monte é constituído por um conjunto arquitetónico e paisagístico que integra uma igreja, um escadório onde se desenvolve a via-sacra, uma área de mata com 55 hectares, alguns hotéis e um funicular.

A coordenadora da candidatura, Teresa Anderson, já se manifestou confiante no sucesso da iniciativa, sublinhando tratar-se de "um lugar único, com uma história de 600 anos, muito bem fundamentada" em várias fontes de informação, com material de natureza monográfica e iconográfica.

"Neste caso, o material iconográfico é particularmente rico e raro", enfatizou, para lembrar que a fundamentação da história é um dos fatores que mais pesam nas decisões da UNESCO.

A especialista disse ainda que a UNESCO também dá muita importância à questão da gestão do património a classificar, para que ele não venha a ficar ao abandono.

"Também aqui esta questão está garantida, já que o santuário é gerido pela Confraria do Bom Jesus", acrescentou.

Outros "trunfos" da candidatura assentam no facto de se tratar de um lugar "de muita concentração de arte" e de "muito engenho técnico", este último relacionado com o funicular movido a água.

Além disso, "há continuação de investimento" no santuário, o que contribui para a constituição de "um todo homogéneo", além de ser uma garantia de que há quem vele por aquele património.

O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, também já manifestou "fé" no sucesso da candidatura, considerando que o Bom Jesus integra um património "de valor incalculável".

Como sublinhou, os milhares de turistas que ali vão anualmente são a prova da "dimensão mundial" do santuário.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.