IPMA eleva para aviso laranja sete distritos da costa norte devido às ondas

IPMA eleva para aviso laranja sete distritos da costa norte devido às ondas
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os avisos meteorológicos para o litoral dos sete distritos a norte de Lisboa, incluído, foram elevados para laranja, devido à previsão do agravamento do estado do mar, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja desde as 08:00 de hoje e até 23:59, passando depois a aviso amarelo.

O IPMA justifica a decisão com a previsão de ondas de oeste/noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir os nove a dez metros de altura máxima.

A Região Autónoma da Madeira também está hoje em aviso amarelo, num caso por causa da agitação marítima, vento e chuva (Porto Santo) e noutro por causa do vento e da precipitação (ilha da Madeira).

Para sábado, a agitação marítima esperada levou o IPMA a elevar para aviso laranja em Porto Santo e na região da costa norte da ilha da Madeiro, devido à previsão de ondas com altura significativa que podem chegar a atingir os 10 a 12 metros de altura máxima.

A agitação marítima obrigou também a fechar hoje sete barras a toda a navegação em Portugal continental, enquanto três estão condicionadas a embarcações inferiores a 30 metros (Viana do Castelo) ou inferiores a 35 metros (Aveiro e Figueira da Foz), segundo a Marinha.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura máxima.

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Viana do Castelo vai lançar novo concurso público para a construção do mercado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia do prédio Coutinho.