Câmara do Porto estuda "novas soluções de transporte urbano" para a cidade

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Porto Canal com Lusa

Porto, 07 fev (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou hoje que estão a ser estudadas "novas soluções de transporte urbano" para a cidade que possam complementar a rede de metro.

A autarquia está a estudar "a adoção de meios suaves na cidade", mas também "soluções 'metrobus' que podem, enquanto a rede [do Metro do Porto] não se expande", resolver alguns problemas de mobilidade na cidade, disse Rui Moreira aos jornalistas.

Falando em conferência de imprensa realizada após o anúncio da decisão de se avançar com duas linhas no âmbito da expansão da rede do Metro do Porto, Moreira frisou que estas novas soluções de transporte urbano dependiam do que foi hoje anunciado.

"Estas soluções apenas poderiam ser fechadas após a decisão da linha agora apresentada [para o Porto] e são facilitadas pela passagem, que espero para breve", da gestão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) para seis autarquias da Área Metropolitana.

Sobre a construção de uma nova linha -- Rosa -- na cidade, que ligará a Casa da Música à estação de S. Bento, passando pela Galiza e Hospital de S. António, Rui Moreira destacou que "andaram bem, o Governo e a Metro, quando colocaram acima de qualquer outro legítimo interesse o interesse público".

"Não podia ser de outra forma. Numa altura em que escasseiam os recursos tinham que ser os estudos de procura e de custo/benefício a determinar as linhas que seriam construídas, ninguém entenderia se fosse de outra forma", vincou o autarca.

Afirmando que "há mais de 10 anos que não se constrói linha de metro na cidade do Porto", Moreira congratulou-se com o "regresso ao investimento num meio de transporte que o Grande Porto adotou como seu, que ajudou de forma decisiva a baixar os níveis de CO2 na cidade, que veio resolver importantes problemas do tráfego automóvel e que hoje ajuda numa nova dinâmica que a cidade tem vindo a ganhar".

O autarca independente elogiou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, pela "forma determinada como soube colocar o tema no Conselho de Ministros" e como soube "encontrar instrumentos para o seu financiamento".

Também o primeiro-ministro, António Costa, "teve nesta matéria a coragem de inverter uma lógica de investimento na rede de metro nas duas principais metrópoles nacionais", destacou Moreira.

O autarca do Porto aproveitou ainda a ocasião para revelar que anunciará na sexta-feira a proposta vencedora do concurso para o terminal intermodal de Campanhã, "que se articula perfeitamente com esta estratégia" por se tratar de "uma obra fundamental para a reorganização e ordenamento de transportes do Porto" que, contudo, "espera este investimento pelo menos há 14 anos".

No dia 06 de novembro, a autarquia revelou que o concurso público para a conceção do terminal intermodal de Campanhã, no Porto, previsto há mais de uma década, recebeu "mais de duas dezenas de propostas".

JAP // JGJ

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