Câmara de Gondomar quer que ministério do Ambiente agilize limpeza de resíduos

| Política
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, adiantou hoje que vai pressionar o Ministério do Ambiente para que a remoção dos resíduos tóxicos de S. Pedro da Cova seja "agilizada e acelerada".

"Neste momento estamos a preparar uma exposição ao Ministério do Ambiente para que agilize os mecanismos que tem ao seu dispor, nomeadamente ultrapassando a questão burocrática do concurso, para que rapidamente essa remoção que está programada (...) possa ser agilizada e acelerada", disse hoje à Lusa o autarca.

A Comissão Europeia instou hoje Portugal a limpar definitivamente as "elevadas quantidades" de resíduos tóxicos nas minas desativadas de S. Pedro da Cova, em Gondomar (Porto), ameaçando recorrer para o Tribunal de Justiça dentro de dois meses.

Também hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) disse estar "impedida" de prosseguir com o processo para a remoção dos resíduos devido ao pedido de impugnação e providências cautelares ao concurso público interpostas em tribunal.

"Esta posição da Comissão Europeia só vem reforçar a nossa posição e em nossa opinião é uma ajuda válida para que esta situação, que nunca devia ter acontecido, e que é mais uma ilegalidade que aconteceu em Gondomar nos últimos anos, possa ser rapidamente ultrapassada", afirmou Marco Martins.

O autarca anunciou estar a ser preparada "já há alguns dias" uma "exposição" para enviar ao Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, recordando que "infelizmente é uma situação com mais de 10 anos".

"Há cerca de dois anos começou-se, e ainda bem, a fazer pressão pública, na altura pela população e pela junta de freguesia (...) O que temos de fazer também é pressionar as entidades", realçou.

Entre maio de 2001 e março de 2002, terão sido depositados a céu aberto, numa antiga mina na freguesia de S. Pedro da Cova, sem qualquer tratamento, milhares de toneladas de resíduos altamente perigosos, com teores elevadíssimos de chumbo, cádmio, crómio, arsénio e zinco.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.