Orçamento para remodelação de 200 escolas corresponde à verba usada em apenas 14 do Parque Escolar

Orçamento para remodelação de 200 escolas corresponde à verba usada em apenas 14 do Parque Escolar
| Política
Porto Canal (MYR)

Os próximos meses vão ser caracterizados por obras num grande número de escolas, em que este novo programa abrangerá 200 escolas com 2.º e 3.º ciclo e secundário e para as intervenções estão disponíveis 200 milhões de euros, a maior parte dos quais oriundos de fundos comunitários. O que também se verifica na empresa pública Parque Escolar (PE) gastou cerca de 2,3 mil milhões de euros para reabilitar pouco mais de 150 escolas secundárias, avança o Público esta quinta-feira.

Em média cada intervenção da Parque Escolar fixou-se nos 15 milhões de euros, o que compara com um milhão previsto neste novo programa, em que este valor baixa para um milhão na empreitada que será lançada agora. De referir que os 200 milhões agora previstos para 200 escolas só dariam para pagar 14 escolas com o valor médio registado pela Parque Escolar, com base nas contas divulgadas pelo Público.

O programa de remodelação da Parque Escolar (PE) foi lançado em 2007 pelo primeiro Governo de José Sócrates e atualmente já há acordos firmados com cerca de 100 autarquias para a intervenção em 140 escolas.

Há ainda outro programa de 120 milhões de euros com vista à renovação de 300 escolas de pré-escolar e primeiro ciclo, cujos edifícios são da responsabilidade das autarquias.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.