Norte de Portugal e Galiza avançam com parceria no Desporto

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Cerveira, 20 nov (Lusa) - O secretário de Estado do Desporto e Juventude anunciou hoje uma parceria entre o Norte de Portugal e a Galiza, Espanha, na área desportiva e que envolverá já em 2014 candidaturas comuns a fundos comunitários.

Em cima da mesa, explicou à agência Lusa Emídio Guerreiro, está a aposta nas áreas dos desportos do mar, turístico e económico, comuns às duas regiões e que serão potenciadas através de uma "parceria" com o Governo Regional da Galiza baseada no protocolo rubricado já este ano.

Esse memorando de entendimento no domínio do Desporto foi assinado em março passado entre o governo português e aquele governo regional espanhol, antes da entrada em funções de Emídio Guerreiro, e os seus termos foram hoje renovados, em Vila Nova de Cerveira.

Os desportos náuticos, o fomento da prática de atividade física, a otimização das infraestruturas desportivas através de plataformas informáticas que permitam aos cidadãos conhecer os recursos à disposição ou a organização conjunta de eventos desportivos são alguns dos objetivos desta parceria já para 2014.

Observando as "ligações culturais e históricas muito fortes" entre as duas regiões, que "faz todo o sentido potenciar", o governante português sublinhou que na programação dos próximos fundos comunitários (2014-2020) será "fundamental" a "criação de parcerias internacionais" para "otimizar as candidaturas".

"Pelo que a concretização do memorando que o governo português assinou com o governo regional da Galiza afigura-se muito importante", enfatizou Emídio Guerreiro, à margem do encerramento dos XXVII Jogos Universitários Galaico-Durienses, que decorreram entre Vila Nova de Cerveira e Tominho (Galiza).

Além do governante português, na cerimónia de hoje marcou igualmente presença o secretário-geral para o Desporto do governo galego, José Ramon Lete.

"A própria organização dos Jogos Galaico-Durienses é um claro exemplo dos laços de união entre Galiza e Portugal, no âmbito do Desporto", disse ainda Emídio Guerreiro.

Os dois governos assumiram ainda o compromisso de promover o Desporto como "elemento dinamizador da economia" daquela eurorregiao, funcionando igualmente como "ferramenta para a melhoria da qualidade de vida e da saúde dos cidadãos".

Pretendem também fomentar o desenvolvimento de ações conjuntas numa "perspetiva económica" e proporcionar o intercâmbio de experiências para a organização de fóruns desportivos.

PYJ // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O projeto de André Villas-Boas para o FC Porto

32.º presidente do clube toma posse na terça-feira às 12h00

Pela primeira vez na história, SC Coimbrões leva a Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões venceu, esta tarde, o Aliança de Gandra por 4-2 na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que decorreu no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto (Basquetebol): Ineficácia custou um título. Crónica de jogo

A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um desaire frente ao Benfica, por 66-72, e não conseguiu juntar a Taça Hugo dos Santos à Taça de Portugal conquistada em março diante do mesmo adversário. Ao terceiro jogo em três dias no Multiusos de Gondomar, depois das vitórias frente à Ovarense e à Oliveirense, os portistas acusaram algum desgaste e foram incapazes de travar a série de vitórias do rival que dura desde a final da prova rainha.