Politécnicos solidarizam-se com reitores por sentirem "as mesmas dificuldades"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 nov (Lusa) -- O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) solidarizou-se hoje com o Conselho de Reitores, que anunciou um corte de relações com o Governo, por sentir "as mesmas dificuldades" na relação com o executivo.

"O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos compreende a tomada de posição assumida hoje pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, salientando que também sente as mesmas dificuldades, já que não é ouvido nem envolvido nas decisões do Ministério da Educação e Ciência sobre o Ensino Superior, limitando-se a emitir pareceres, cujas propostas em geral não são acolhidas pela tutela", lê-se num comunicado divulgado hoje pelo CCISP.

A tomada de posição dos institutos politécnicos vem no seguimento do anúncio feito hoje pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), que determinou o corte de relações com o Governo, na sequência das negociações sobre as dotações do Orçamento do Estado do próximo ano e a restruturação da rede de Ensino Superior.

Além de anunciar o corte de relações com o Governo, o presidente do CRUP pediu a demissão do cargo, face à "generalizada falta de diálogo" e "quebra de compromissos assumidos" por parte do Governo.

Numa reunião realizada hoje na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, o CRUP decidiu suspender a participação em reuniões com o Governo no que diz que respeito às dotações do Orçamento do Estado do próximo ano e à restruturação da rede de Ensino Superior.

O CCISP pretende ainda pedir na quarta-feira, 20 de novembro, uma reunião "com caráter de urgência" ao secretário de Estado do Ensino Superior "para discutir questões fundamentais e decisivas para o funcionamento dos institutos politécnicos em particular, e do Ensino Superior em geral".

O Governo assegurou hoje "disponibilidade para ajudar" a garantir "o bom funcionamento" das universidades em 2014, apesar de reconhecer que teve de tomar medidas orçamentais adicionais que afetam as instituições do Ensino Superior.

Em comunicado, o Ministério da Educação e Ciência refere que "manteve um longo diálogo com o CRUP", durante a preparação do Orçamento do Estado para o próximo ano, salvaguardando, contudo, que "não foram nem poderiam ser assumidos quais compromissos, uma vez que a proposta final é elaborada em Conselho de Ministros e submetida à Assembleia da República".

A tutela assume que, "no processo de fecho da proposta", o Governo se "viu obrigado a tomar medidas adicionais transversais a toda a função pública, não podendo as universidades ficar isentas desse processo".

O Ministério ressalva, porém, que "o impacto dessas medidas em cada área e instituição será modulado" durante a execução orçamental de 2014, "tendo em conta as necessidades reais e os incentivos à boa execução", pelo que "fica assim garantida a disponibilidade do Governo para ajudar a assegurar o bom funcionamento das universidades".

IMA (ER/JYCR/ACG) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.