Academia Nacional de Medicina elogia entrada de Portugal no G8 da Saúde

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 11 jan (Lusa) -- O presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal, Manuel Antunes, disse hoje que "novas portas, novos caminhos e novas direções" se abrirão com a entrada de Portugal na Aliança M8 - o G8 da Saúde, cujo líder foi hoje distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa, em Coimbra.

"As duas instituições promotoras deste evento solene, a Universidade de Coimbra (UC) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), têm, desde há algum tempo já, iniciado um caminho de internacionalização. Caminho com várias direções, em que a nossa vocação histórica africana será, talvez, a principal. Mas a nossa condição de membro da M8 Alliance certamente abrirá novas portas, novos caminhos, novas direções".

O professor da Faculdade de Medicina, instituição que propôs a atribuição do grau Honoris Causa, disse, nos elogios ao candidato, que o presidente da Aliança M8 e da Cimeira Mundial da Saúde, o alemão Detlev Ganten, se transformou numa personalidade do mundo.

Para Manuel Antunes, que dirige também o Centro de Cirurgia Cardiotorácica do CHUC, "é por demais evidente que o professor Ganten há muito deixou de ser um homem limitado ao mundo profissional e académico em que brilha com naturalidade".

Especialista em farmacologia e medicina molecular e um dos principais cientistas mundiais no campo da hipertensão, Detlev Ganten fundou em 2009 a Cimeira Mundial da Saúde, da qual surgiu a rede da Aliança M8, na qual Portugal está representado desde outubro de 2015 pelo consórcio CHUC e UC.

"A personalidade singularmente valiosa do professor Ganten, e a sua fantástica experiência profissional, atravessando conjunturas tão diferentes ao longo da sua vida dedicada à Ciência, merece ser reconhecido por atividades tão valorosas como as que tem desempenhado neste século XXI", disse o cirurgião Manuel Antunes, na cerimónia de atribuição do grau Honoris Causa.

Na sua intervenção, na Sala dos Capelos da UC, o presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal, que também apoiou a entrada portuguesa na Aliança M8, salientou ainda o papel de liderança do presidente dos Hospitais de Coimbra, José Martins Nunes, "na gigantesca tarefa de construir o CHUC a partir da fusão de sete diferentes unidades hospitalares da cidade, à semelhança do que anteriormente havia feito em Berlim o homenageado principal".

"Estou certo de que, com clareza, ficará patente o relevante papel que Martins Nunes desempenhou numa das mais complexas tarefas a que a Coimbra já assistiu, num dos momentos mais difíceis da história de Portugal", frisou Manuel Antunes.

Também a diretora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra UC e professora da Faculdade de Medicina, nos elogios ao apresentante [Martins Nunes] destacou a "dedicação à causa pública" do presidente do CHUC.

"Além dos contributos científicos dados na sua área de especialidade, a anestesia, destacam-se a sua dedicação à causa pública enquanto secretário de Estado da Saúde no XII Governo Constitucional, nomeadamente na conceção da lei sobre a 'Colheita e transplante de órgãos', cujo papel foi decisivo na dinamização dos transplantes hepáticos em Portugal", sublinhou Catarina Resende de Oliveira.

A investigadora e professora catedrática de Medicina falava na UC, na cerimónia de atribuição do grau 'Honoris Causa' ao presidente da Aliança M8 e da Cimeira Mundial da Saúde, o alemão Detlev Ganten, apresentado pelo presidente do CHUC.

A responsável destacou ainda o papel de Martins Nunes "na maior reforma hospitalar portuguesa (CHUC) e como impulsionador do Centro Académico Clínico de Coimbra (o consórcio CHUC/UC)".

"O seu envolvimento na integração deste Centro Académico na rede colaborativa de Centros Académicos Clínicos de excelência, M8 Alliance, são marcos inquestionáveis para a internacionalização e o posicionamento da UC e CHUC, da região e do país, no centros onde se discutem e tentam solucionar os problemas da saúde em termos globais", sublinhou.

AMV/JYGA // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.