Mário Soares: Político português que melhor soube encarar o profundo resultado da política - Bagão Félix

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 jan (Lusa) - O antigo ministro António Bagão Félix disse hoje que Mário Soares foi o "político português que melhor soube encarar o mais profundo resultado da política" ao ter perdido com "a mesma naturalidade com que muitas vezes venceu".

"Mário Soares foi o político português que melhor soube encarar o mais profundo resultado da política, que é: saber perder é igual a saber ganhar. Ele perdeu com mesma naturalidade com que muitas vezes venceu", recordou Bagão Félix, aos jornalistas.

O centrista Bagão Félix falava aos jornalistas à saída do Mosteiro dos Jerónimos, onde o corpo de Mário Soares está em câmara ardente.

"O principal sentimento com que aqui vim foi um sentimento de gratidão enquanto português", sustentou ao considerar o antigo chefe de Estado Mário Soares como um homem a quem muito se deve do ponto de vista da liberdade e da democracia liberal.

Para o antigo ministro das Finanças, Mário Soares foi "uma pessoa que exerceu política com gosto e com sentido de serviço, mas também com aquilo que é importante num político", nomeadamente um ser humano, que "tem falhas" e "que erra".

"Foi um português da história contemporânea a quem muito devemos, independentemente das diferenças. Eu estava em campos ideológicos diferentes, mas sempre encontrei em Mário soares um exemplo", disse ainda.

São várias as personalidades, desde a política à cultura, que ao longo da tarde se têm deslocado ao Mosteiro dos Jerónimos para prestar a última homenagem a Mário Soares, como foi o caso do maestro António Vitorino de Almeida, que classificou o antigo chefe de Estado como "uma figura da história universal".

"Apesar das suas inúmeras responsabilidades, Mário Soares era um homem extremamente bem divertido e bem-disposto", recordou.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

O Governo português decretou três dias de luto nacional, até quarta-feira.

O corpo do antigo Presidente da República vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos até à meia-noite de hoje, e entre as 08:00 e as 11:00 de terça-feira.

O funeral realiza-se pelas 15:30 de terça-feira, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Nascido em 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

CMP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.