Operação Marquês: Advogado João Abrantes Serra constituído arguido

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 dez (Lusa) -- O advogado João Abrantes Serra foi constituído arguido na Operação Marquês, que atualmente soma 19 arguidos, entre os quais o ex-primeiro-ministro José Sócrates, disse à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o gabinete de imprensa da PGR confirmou a constituição de arguido de João Abrantes da Serra, que segundo a estação de televisão SIC, é suspeito dos crimes de fraude fiscal e de tráfico de influências.

A PGR adianta também que o arguido está com Termo de Identidade e Residência.

Ainda segundo a SIC, o advogado prestou apoio jurídico à PT aquando da sua saída da Vivo e entrada para a Oi.

A conclusão da investigação da "Operação Marquês" ficou agendada para março de 2017, depois de em setembro a PGR ter concedido mais 180 dias (seis meses) para a "realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis".

A Operação Marquês conta com 19 arguidos, incluindo José Sócrates, que esteve preso preventivamente mais de nove meses, e que está indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

São ainda arguidos o ex-ministro socialista Armando Vara e a filha, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro e o empresário luso-angolano Helder Bataglia.

CC // GC

Lusa/fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.