PSD pede audição de Mário Centeno e António Domingues

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 dez (Lusa) -- O PSD requereu hoje a audição do ministro das Finanças, Mário Centeno, e do presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, na comissão parlamentar de inquérito sobre a gestão do banco público.

Os deputados sociais-democratas consideram "urgente" perceber a verdadeira razão que provocou a saída de António Domingues da CGD.

"Nos últimos meses, os portugueses têm assistido a uma degradação do quadro reputacional da Caixa Geral de Depósitos (CGD), sem precedentes, e que culminou com a demissão de uma administração que tinha pouco mais de quatro meses de mandato exercido. Por outro lado, a confiança no banco público não pode deixar de ser abalada com a falta de transparência e com a nebulosidade com que todo o processo da demissão de António Domingues foi tratado", refere o requerimento do Grupo Parlamentar do PSD enviado à agência Lusa.

O requerimento recorda que António Domingues, no dia em que anunciou a renúncia à administração da CGD, procedeu à entrega das declarações em falta, o que, segundo o PSD, "parece altamente contraditório" com as afirmações do primeiro-ministro, António Costa.

"A fazer fé nas afirmações do primeiro-ministro, importa salientar a enorme irresponsabilidade da administração demissionária ao abrir uma crise no maior banco português, que necessita de ser recapitalizado, tudo por uma questão de afirmação individual que afirma a discordância perante a aprovação de leis pelo Parlamento", acrescenta o requerimento.

O documento, com a data de hoje, foi enviado ao deputado José Matos Correia, presidente da Comissão de Inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à gestão do banco.

PSP // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.