Estado iraquiano tem agora todos os elementos para tomar decisão final - MNE
Porto Canal com Lusa
Bruxelas, 07 dez (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje, em Bruxelas, que o Estado iraquiano tem agora em sua posse "todos os elementos necessários" para tomar "uma decisão final" sobre o pedido de levantamento da imunidade dos filhos do embaixador em Portugal.
Apontando que foi hoje entregue ao embaixador iraquiano, no Palácio das Necessidades, em Lisboa, "uma nota verbal na qual o Ministério dos Negócios Estrangeiros renova o pedido de levantamento da imunidade diplomática de dois filhos do senhor embaixador" - no âmbito do caso da agressão de um jovem em Ponte de Sor - "e foi-lhe também entregue a certidão dos autos que contém os elementos que necessários para que o Iraque possa tomar uma decisão", Augusto Santos Silva sublinhou que a palavra passa agora para as autoridades iraquianas, que "sabem o que é preciso fazer".
"Agora a decisão cabe às autoridades iraquianas. As autoridades iraquianas conhecem tão bem quanto eu a lei aplicável, a Convenção de Viena, e portanto sabem o que é que é preciso fazer e quais são as consequências do que cada parte fizer", afirmou.
ACC // VM
Lusa/Fim