Organismos executivos quase inalterados

| Política
Porto Canal com Lusa

Almada, Setúbal, 04 dez (Lusa) -- Os organismos executivos do Comité Central do PCP foram hoje eleitos, quase sem alterações, após o órgão dirigente alargado entre congressos ter renovado a confiança no secretário-geral, Jerónimo de Sousa.

Na XX reunião magna do PCP, em Almada, os 146 elementos do elenco comunista, com 22 novas caras, reuniram-se logo após serem eleitos, com 98,67% de aprovação entre os cerca de 1.200 delegados inscritos, para designar o Secretariado Nacional, a Comissão Política e a Comissão Central de Controlo.

No Secretariado Nacional, mantiveram-se nove dos 10 elementos anteriores, mas não houve unanimidade, registando-se uma abstenção. As únicas alterações verificadas foram a saída de Albano Nunes (75 anos) e Manuela Bernardino (72 anos), ambos eleitos para a Comissão Central de Controlo, e as entradas de Paulo Raimundo (40 anos e ex-Comissão Política) e de Rui Braga (40 anos e eleito pela primeira vez para o Comité Central em 2012).

A Comissão Política, eleita por unanimidade, passou de 20 para 21 elementos. Apenas Paulo Raimundo, que integra agora o Secretariado Nacional, deixa este organismo executivo, enquanto Gonçalo Oliveira (37 anos e membro do Comité Central desde 2012) se estreia na direção e José Capucho acumula a presença neste organismo com o seu lugar no Secretariado Nacional.

Além de Albano Nunes e Manuela Bernardino, que transitam do Secretariado Nacional, a fiscalizadora Comissão Central de Controlo, também geradora de unanimidade, tem outra cara nova: Rosa Rabiais, membro do Secretariado Nacional e, posteriormente, da Comissão Política até 2008.

Na noite de sábado e madrugada de domingo, terceiro e último de dia de trabalhos no Complexo Desportivo "Cidade de Almada", o novo Comité Central renovou a confiança, pela quarta vez seguida, em Jerónimo de Sousa.

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.