Dezasseis distritos do país sob 'Aviso Amarelo' devido à chuva e vento forte

Dezasseis distritos do país sob 'Aviso Amarelo' devido à chuva e vento forte
| País
Porto Canal com Lusa

Dezasseis distritos do país estão hoje sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de rajadas de vento e períodos de chuva, por vezes forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A ilha de Porto Santo, na Madeira, também está sob 'Aviso Amarelo' devido à agitação marítima, com ondas de quatro a cinco metros, e vento forte do quadrante oeste com rajadas até 85 km/h.

O alerta para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Portalegre, Viseu, Guarda e Coimbra deve-se à previsão de vento forte com rajadas, segundo informação do IPMA.

Já Castelo Branco, Leiria, Setúbal, Beja e Faro estão sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de vento forte com rajadas e períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Santarém, Lisboa e Évora estão sob 'Aviso Amarelo' por causa da previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O 'Aviso Amarelo' é o menos grave de uma escala de três e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, na região norte, céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca a partir da tarde, intensificando para o fim do dia.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente moderado a forte (30 a 50 km/h) e por vezes com rajadas até 90 km/h nas terras altas.

Para as regiões centro e sul a previsão aponta para céu geralmente muito nublado e aguaceiros, que a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela podem ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde.

O vento estará moderado (25 a 35 km/h) predominando de sueste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), por vezes com rajadas até 75 km/h no litoral e sendo forte (40 a 55 km/h), por vezes com rajadas até 90 km/h, nas terras altas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 16 graus Celsius em Lisboa, 19 em Faro e 17 no Porto.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.