'Habeas corpus' está dependente das medidas de coação aplicadas aos militares

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 nov (Lusa) -- A apreciação pelo Supremo Tribunal de Justiça do pedido de libertação imediata dos militares detidos na quinta-feira está dependente das medidas de coação que forem aplicadas após interrogatório judicial, disse à Lusa fonte do STJ.

Segundo a mesma fonte, se, após o interrogatório judicial, os militares não ficarem sujeitos a medidas de coação privativas da liberdade, o pedido de "habeas corpus" para libertação dos comandos "nem sequer será apreciada".

Caso seja aplicada aos militares, pelo juiz de instrução criminal, a prisão preventiva ou outra medida privativa da liberdade, o STJ deverá distribuir e analisar o pedido de libertação "durante a próxima semana".

O advogado Varela de Matos entregou hoje no Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa, um pedido de "habeas corpus" para libertação imediata dos sete militares dos comandos detidos para interrogatório judicial, disse hoje o advogado à Lusa.

"Há ilegalidade na detenção dos militares", frisou o advogado de alguns dos militares.

Varela de Matos, requereu ainda que os sete militares não sejam ouvidos pelo juiz de instrução antes de ser apreciada a legalidade da sua detenção.

Os militares do curso de Comandos detidos na quinta-feira no âmbito da investigação à morte de dois recrutas foram transferidos para o Estabelecimento Prisional Militar de Tomar, onde "já se encontravam", disse à Lusa o porta-voz do Exército, Vicente Pereira.

Segundo a PGR, os militares detidos na quinta-feira são suspeitos da prática de crimes de abuso de autoridade por ofensa à integridade física (art.º 93.º do Código de Justiça Militar), devendo ser apresentados ao juiz de Instrução Criminal para aplicação de medidas de coação.

A PGR indicou que, além dos sete detidos, o processo tem mais dois outros arguidos, também estes militares.

FC/(CP) // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Emirates lança recrutamento em duas cidades do Norte do país

A principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos vai realizar ações de recrutamento em duas cidades do Norte do país no final do mês de maio. O anúncio foi feito no website oficial da companhia área.

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".