Organizações exigem mais proteção e punições exemplares contra morte do lobo ibérico

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 nov (Lusa) - Organizações de defesa da natureza exigiram hoje mais proteção e fiscalização, assim como "punições exemplares", contra a perseguição e morte do lobo ibérico, depois do mais recente caso de abate, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

"Perante a situação de ameaça da espécie, as organizações exigem mais protecção, mais fiscalização e punições exemplares", refere um comunicado assinado por 10 entidades, entre as quais Liga para a Proteção da Natureza (LPN), Quercus, Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS) ou Grupo Lobo -- Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema.

A mortandade entre esta espécie "é insustentável e levará, se não for travada, ao rápido desaparecimento dos 300 exemplares que ainda sobrevivem em Portugal", alertam.

O último caso conhecido foi o do abate da loba "Bragadinha", dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e "reflecte a impunidade com que se está a matar ilegalmente o lobo-ibérico em Portugal", realçam as organizações que lançam um apelo público para acabar com os crimes contra esta espécie ameaçada e protegida na legislação nacional e internacional.

A fêmea adulta "Bragadinha", que teve a sua primeira ninhada em maio, foi encontrada morta a 30 de outubro e os resultados da necrópsia revelam ter sido abatida a tiro de caçadeira e atacada por uma matilha de cães, situação "ocorrida dentro da Zona de Caça Associativa da Gavieira, Arcos de Valdevez".

Segundo as associações ambientais, este é o 5.º abate ilegal de lobo ibérico entre os 15 lobos seguidos por telemetria no Alto Minho.

Dados do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, obtidos por telemetria no noroeste de Portugal e citados pelas organizações, revelam que anualmente 45% dos lobos da zona são mortos por ação humana e de forma ilegal.

É defendida a necessidade de sensibilizar e dialogar com as organizações do setor da caça no sentido do esforço de conservação do lobo, "erradicando os atos criminosos e encontrando formas de mitigação das motivações que estão na sua base".

As organizações exigem às autoridades competentes, como o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e o Ministério Público, "uma ação urgente e contundente" contra os casos de morte de lobos.

Entre os procedimentos que devem ser reforçados estão a minimização dos ataques dos lobos a animais domésticos, através da eficaz vigilância do gado e da indemnização ao abrigo da Lei de Proteção do Lobo-Ibérico, ou a aposta nos meios de fiscalização, já que existem "apenas 15 vigilantes da natureza no Parque Nacional da Peneda-Gerês, menos de metade do que seria necessário, e sem as armas necessárias".

"Os processos crime têm de ser julgados exemplarmente [pois] a aplicação de sentenças ligeiras nestes casos é um autêntico incentivo à prossecução da ilegalidade e do crime impune, consumando-se um extermínio que aproxima cada vez mais o lobo ibérico da extinção", salientam as organizações.

EA // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.