Ivo M. Ferreira, João Botelho e Pedro Magano no festival Caminhos, em Coimbra

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 07 nov (Lusa) - O festival Caminhos, dedicado ao cinema português, decorre entre os dias 19 e 26, em Coimbra, e apresenta em competição filmes dos realizadores Ivo M. Ferreira, João Botelho, Pedro Magano e Rita Azevedo Gomes, entre outros.

O festival, que procura ser uma "montra" de todo o cinema português, conta com mais de 50 filmes na secção principal de competição, entre curtas, animação e longas-metragens, numa edição marcada pela deslocalização da seleção Ensaios (dedicada a filmes feitos em contexto escolar) para Leiria.

Pelo Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e Mosteiro de Santa Clara-a-Nova vão passar filmes premiados internacionalmente, mas também obras que terão no âmbito do festival a sua primeira projeção em território nacional, informou a organização.

No Caminhos, vai ser exibido o documentário "A um Mar de Distância", do realizador Pedro Magano (vencedor do Grande Prémio de 2015), que aborda os portugueses que morreram na pesca do bacalhau durante o Estado Novo, "Eldorado", que retrata a emigração portuguesa para o Luxemburgo, ou "Cartas de Guerra", de Ivo M. Ferreira, que aborda a Guerra Colonial a partir da correspondência entre o escritor António Lobo Antunes e a sua primeira mulher, Maria José, quando esteve destacado em Angola.

O documentário "Cruzeiro Seixas - As Cartas de Rei Artur", da realizadora Cláudia Rita Oliveira, "Jogo de Damas", de Patrícia Sequeira, "Uma vida à Espera", de Sérgio Graciano ou "John From", de João Nicolau que se debruça sobre a adolescência são outras das longas-metragens que vão passar pelo festival.

No evento, é ainda exibido "O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu", de João Botelho, bem como o filme de Manoel de Oliveira "Visita ou Memórias e Confissões", lançado postumamente e que está fora da competição.

O Caminhos arranca no dia 19, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, com a exibição da comédia romântica "Refrigerantes e Canções de Amor", com realização de Luís Galvão Teles e argumento de Nuno Markl.

Com exceção do arranque, todos os restantes filmes são exibidos em sessões no TAGV, às 15:00, 17:00 e 21:45, exibindo sempre curtas e animações em competição antes da longa-metragem.

"É uma forma de as curtas e animações terem mais visibilidade", explica a coordenadora da programação do evento, Vanessa Fernandes, sublinhando que houve cerca de 200 filmes que se candidataram à seleção Caminhos.

No último dia do evento, a 26, é exibida no TAGV a curta "Balada de um Batráquio", de Leonor Teles, que arrecadou o Urso de Ouro, em Berlim, bem como o filme de Rita Azevedo Gomes "Correspondências", criado a partir das cartas entre Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen.

A 22.ª edição do festival sofre uma descentralização da seleção Ensaios, que vai decorrer em Leiria, no Teatro Miguel Franco e no Museu da Imagem em Movimento, disse à agência Lusa o diretor do festival, Victor Ferreira.

Para além disso, em Leiria serão ainda replicadas as sessões dedicadas ao público infantojuvenil e sénior, acrescentou.

Enquanto em Coimbra a organização terá alguns custos com a cedência do TAGV, já em Leiria foi feita a cedência dos espaços de programação a título gratuito e assegurado apoio nos transportes por parte da Câmara daquele concelho, constatou.

Neste momento, a Câmara de Coimbra atribui "cinco mil euros mais apoio logístico", referiu Victor Ferreira, considerando que a cidade tem de fazer "uma aposta num conjunto de eventos que considera prioritários", nomeadamente no festival Caminhos.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.