Escola fechada a cadeado em Barcelos em protesto contra falta de pavilhão

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 08 nov (Lusa) -- A Escola Básica Integrada de Fragoso, em Barcelos, apareceu hoje fechada a cadeado, num protesto contra o "eterno adiamento" da construção de um pavilhão para a prática de Educação Física.

"Esta escola tem 15 anos, há uma promessa desde o início de que fazem o pavilhão mas ainda não há nada. É a única escola do norte sem ele e assim não pode continuar. Os alunos precisam de pavilhão, a escola é dos alunos, temos de ter condições para um ensino melhor", referiu Rui Oliveira, aluno do 9.º ano.

Sublinhou que os alunos que no futuro queiram seguir Desporto "são muito prejudicados", porque não têm "disciplinas" consideradas fundamentais, como ginástica.

Pedro Gabriel, 10 anos, queixava-se da impossibilidade de ele e os colegas terem aulas de Educação Física sempre que chove.

"Temos de ir para uma sala ver filmes", lamentou.

Já Renata Maia enfatizava as promessas sucessivas e o eterno adiamento da sua concretização.

"Não fazem nada, continua na mesma", criticou.

O cadeado acabaria por ser retirado pelo próprio diretor da escola, Manuel Amorim, mas o responsável escusou-se a fazer qualquer comentário sobre o protesto.

A Lusa também tentou ouvir o diretor regional de Educação, Aristides Sousa, mas ainda sem sucesso.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Estudo conclui que número de alunos no ensino profissional quadruplicou em duas décadas

O ensino profissional em Portugal cresceu exponencialmente em duas décadas, com quatro vezes mais alunos em 2016 do que em 1995, mas as mudanças no mercado de trabalho exigem o reforço da aposta, segundo um estudo divulgado este sábado.

ASAE apreende mais de cinco toneladas de produtos de pesca congelado em Ílhavo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Brigada Especializada das Indústrias de Produtos de Origem Animal fiscalizou 5.140 kg de produtos de pesca congelados num entreposto frigorífico em Ílhavo, no distrito de Aveiro, informou a entidade em comunicado enviado às redações.

Utente da Ordem do Carmo celebra 108 anos

Utente da Ordem do Carmo celebra hoje 108 anos de vida. D. Conceição foi professora do Conservatório de Música do Porto.