Ciência Viva de Coimbra promove viagem pelo conhecimento científico em 14 palestras

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 04 nov (Lusa) - O Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra promove um ciclo de 14 palestras, intitulado "Ciência às Seis", que têm início na terça-feira e se estendem até julho de 2017, numa viagem pela diversidade do conhecimento científico.

A iniciativa envolve reputados cientistas reconhecidos a nível nacional e internacional, como a investigadora Maria Mota, a professora Elvira Fortunato, o investigador Henrique Leitão, a astrobióloga Zita Martins, o biólogo Jorge Paiva ou o físico Carlos Herdeiro.

"Queremos tentar criar o hábito de as pessoas ouvirem falar de ciência, que é um bom hábito, numa linguagem acessível a todos", salientou o bioquímico e comunicador de ciência António Piedade, coordenador do ciclo de palestras.

O objetivo, acrescentou, é falar de ciência com o público em geral, para que se inteirem dos avanços e da história da ciência, que, como reforçou o diretor do Centro Ciência Viva, Carlos Fiolhais, está presente em tudo.

O ciclo começa na terça-feira com uma palestra sobre "A neurociência da Felicidade", por Manuela Grazina, bioquímica, que é diretora do Laboratório de Bioquímica Genética da Faculdade de Medicina da UC.

Ainda este mês, no dia 22, vai decorrer a segunda conferência, intitulada "AS Plantas na Obra Poética de Camões", cujo orador será o biólogo Jorge Paiva, galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2014.

As palestras do "Ciência às Seis" percorrem diversas áreas, desde a física, química, biologia, matemática e astronomia, passando pela astrobiologia, eletrónica, neurociência, saúde humana, ciências sociais e comunicação de ciência.

A última realiza-se no dia 11 de julho de 2017 e tem como tema "Algumas notas sobre Reprodução e Células Estaminais: Da investigação à Ética e à Comunicação de Ciência", tendo como palestrante o biólogo João Ramalho Santos, diretor do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC.

"Quem vier assistir a estas conferências com certeza que fica com um panorama amplo das diversas áreas em que o conhecimento científico é produzido", salientou o coordenador António Piedade.

À exceção da palestra inaugural, na terça-feira, que terá início às 18:30, todas as outras vão decorrer às 18:00, na sala do Centro Ciência Viva, no Departamento de Física da UC.

O Centro Ciência Vida comemora oito anos de existência no dia 24, com um debate sobre "Ciência e Religião", tendo como intervenientes o padre Tolentino Mendonça e o físico Nuno Camarneiro.

AMV // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.