Erro médico nas mortes dos militares dos Comandos

Erro médico nas mortes dos militares dos Comandos
| País
Porto Canal (SYA)

O médico dos Comandos, o capitão Miguel Onofre Domingues, terá declarado os doentes como não urgentes e saído da base deixando mais de 20 vítimas ao cargo de dois enfermeiros e dois socorristas, avança o Correio da Manhã.

Após quatro militares desfalecerem nos primeiros treinos da manhã, foram colocados à parte, não almoçaram e foram apenas hidratados, regressando ao campo de tiro a 4 de setembro. Nesse campo de tiro, tombaram novamente e foi chamado o médico dos Comandos. Onofre terá ordenado que os militares rastejassem até à ambulância. Estes foram quatro dos 25 militares que foram parar à enfermaria mas, felizmente, sobreviveram. Já Hugo Abreu e Dylan Silva não tiveram a mesma sorte.

O Correio da Manhã adianta que a investigação levada a cabo pela Judiciária Militar e o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) já chegou a conclusões sobre o caso.

Miguel Onofre Domingues terá declarado os doentes como não urgentes e saiu da base por volta as 19 horas, deixando mais de 20 vítimas com apenas dois enfermeiros e dois socorridas, não tendo chamado o outro médico escalado para o 127 curso de Comandos.

Os enfermeiros chamaram o INEM às 20h47 após Hugo Abreu, que se sentia mal desde as 15h45 entrar em paragem cardio-respiratória, sendo que o INEM o encontrou, perto das 21 horas, já sem vida. Encontrou ainda Dylan Silva em estado crítico, em pré-coma com falência de orgãos devido à desidratação extrema e sem assistência médica. Dylan foi levado para o hospital do Barreiro e depois para o Curry Cabral onde acabou por falecer no dia 11 de setembro.

O médico justificou a sua ausência dizendo que tinha ido preparar o hospital das Forças Armadas para receber as vítimas.

Em resposta a algumas suspeitas, os relatórios das autópsias dos dois militares negam a existência de vestígios de substâncias dopastes que pudessem ter acelerado o processo de desidratação extrema que sofreram.

O Correio da Manhã adianta ainda que esta investigação, coordenada pela procuradora Cândida Vilar, em poucos meses já ouviu dezenas de intervenientes e testemunhas.

Consta também que os dois enfermeiros que ficaram encarregues dos militares terão sido constituídos arguidos no caso.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.