Estado arrecada mais de 29.300ME em impostos até setembro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 out (Lusa) - O Estado arrecadou mais de 29.300 milhões de euros em impostos até setembro, um aumento de 263,2 milhões de euros face ao mesmo período de 2015, resultado do aumento da receita dos impostos indiretos.

De acordo com a síntese da execução orçamental até setembro divulgada hoje pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), o Estado cobrou 29.300,5 milhões de euros em impostos entre janeiro e setembro deste ano, um aumento de 263,2 milhões de euros (+0,9%) face ao período homólogo.

A DGO explica este aumento com "o desempenho favorável da receita dos impostos indiretos", que subiram 1.080,8 milhões de euros (6,9%) para 16.692,2 milhões de euros face ao período homólogo de 2015, e com "a recuperação na receita de Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS)" entre agosto e setembro deste ano.

SP/ND // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Rendas, portagens e bilhetes de transportes. Saiba os aumentos que vai sentir em 2026

O ano de 2026 deverá ser marcado pelo recuo da taxa de inflação para 2,1% e por um novo alívio no IRS, mas as famílias vão deparar-se com uma subida generalizada dos preços de alguns bens e serviços.

Consumidores podem a partir de hoje alterar tarifa da luz a qualquer momento

Os consumidores domésticos podem, a partir desta quinta-feira, alterar, a qualquer momento, a sua tarifa da luz, escolhendo entre a simples, bi-horária e tri-horária.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.