PSD/Porto quer ajudar a encontrar solução para o Bolhão em diálogo com comerciantes

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 04 out (Lusa) -- O deputado social-democrata Paulo Rios afirmou hoje que o PSD quer fazer parte da solução para o mercado do Bolhão e garantir um desfecho "à moda do Porto" em diálogo com os comerciantes.

"Lamentavelmente, o nível de diálogo que é necessário para operar mudanças destas não foi suficiente. Estamos cá para ajudar porque queremos ser parte da solução, mas não é possível construir a cidade contra as pessoas. Determinámos agora mesmo fazer uma visita ao local e ver no local quais são os problemas e as soluções porque o PSD quer fazer desta solução e não quer fazer parte do problema", disse Paulo Rios no âmbito de uma reunião com a Associação de Comércio Tradicional do Bolhão "Bolha de Água".

Da parte dos comerciantes, o presidente da associação "Bolha de Água", Miguel Costa, afirmou à Lusa que a execução do projeto "poderia ser do agrado de todos se houvesse esta proximidade e este diálogo que não houve até agora", pelo que será entregue um abaixo-assinado na Câmara Municipal do Porto a realçar que há soluções alternativas ao centro comercial La Vie, como a praça D. João I.

No entanto, Miguel Costa reconheceu que ainda esta tarde, antes do encontro com o PSD, foram recebidos pelo vereador do Urbanismo, Manuel Correia Fernandes, o "que veio abrir uma janela de oportunidade no sentido de dizer que é possível alojar os comerciantes que não no La Vie".

Por seu lado, Paulo Rios declarou que o PSD não quer "uma solução à moda do PSD", mas sim "à moda do Porto", o que significa uma solução "com os comerciantes porque a riqueza, o que leva os turistas ao Bolhão, mais que o edificado, é a autenticidade de quem lá está".

Na Assembleia Municipal da semana passada, de acordo com o Jornal de Notícias, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, apelou a todos os partidos "para terminar com a ansiedade e a desconfiança" dos comerciantes do Bolhão em relação às obras.

Desde agosto que todos os comerciantes do Mercado do Bolhão estão a ser chamados "individualmente" pela Câmara Municipal do Porto para receber esclarecimentos "específicos" sobre a reabilitação daquele espaço, que apenas encerrará ao público em 2017.

As obras relacionadas com a recuperação do mercado centenário do centro do Porto começaram em julho, mas decorrem no exterior do espaço. O início da reabilitação do edifício está agendado para o primeiro trimestre de 2017, tal como a transferência dos lojistas para o centro comercial La Vie Porto, situado nas imediações.

"Os comerciantes têm vindo a ser contactados individualmente para reuniões com o Gabinete do Mercado do Bolhão porque entendemos que cada caso é um caso. Consideramos que esta é a melhor forma de dar a informação adequada a cada caso", esclareceu, em agosto, o adjunto do presidente da Câmara Municipal do Porto.

TDI (ACG) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.