Associação Portuguesa de Bancos quer sigilo bancário preservado

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 out (Lusa) - O presidente da associação representativa dos banqueiros portugueses defendeu hoje a preservação do sigilo bancário, justificando que atualmente o Fisco já tem formas de investigar as contas bancárias dos contribuintes.

"O sigilo bancário deve ser preservado. A Autoridade Tributária já pode atuar sempre que tem desconfianças", afirmou Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), à margem de Workshop "Banking Digital e FinTech: Desafios e ameaças para o sistema bancário".

Sobre o crédito à habitação malparado, Faria de Oliveira disse ser "muito inferior" ao crédito malparado das empresas: "A taxa de incumprimento do crédito às empresas era de 2% em 2008, e agora são 16%".

+ notícias: Política

Supremo Tribunal aumenta pena de prisão do antigo ministro Armando Vara

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) aumentou para cinco anos e seis meses a pena de prisão do ex-ministro Armando Vara, em cúmulo jurídico das penas aplicadas nos processos Face Oculta e Operação Marquês.

Temido quer plano europeu para habitação acessível e alerta para ameaças

A cabeça de lista do PS às europeias defendeu esta quinta-feira um plano europeu para habitação acessível, avisando que o projeto europeu está sob inúmeras ameaças e que a AD e a sua família política “representam uma agenda de retrocesso”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.