Adultos na escola através do computador

Adultos na escola através do computador
| País
Porto Canal (AYF)

Um projeto-piloto de ensino recorrente feito à distância quer que seja possível terminar o ensino secundário quase sem frequentar a escola. O projeto arranca já este ano em Lisboa e Mangualde. As aulas são à noite

Por enquanto, esta hipótese lançada pelo Ministério da Educação, esta semana, apenas vai ser possível com o curso de Línguas e Humanidades. O projeto vai ser testado na Secundária de Camões, em Lisboa, e no Agrupamento de Escolas de Mangualde, como conta o ministério ao DN.

A informação chegou às escolas esta quarta-feira, e existe a expetativa, no caso de Lisboa, de chegar dos 40 a 50 alunos, apesar de ainda não haverem alunos inscritos. O mote é chamativo: "O ensino secundário à distância de um clic", pode-se ver o anúncio na Secundária de Camões, conta o JN.

Esta iniciativa que desloca o ensino para o local que for mais conveniente, pode ser uma grande ajuda para quem trabalha e não tem tempo para terminar, pelo menos, a escolaridade obrigatória.

O modo de funcionamento passa pelas sessões serem feitas a partir do computador, de qualquer parte, estando o professor ligado à mesma hora(sessão síncrona). No liceu Camões as horas marcadas estão previstas das 18.45 às 23.25 e não serão mais do que três disciplinas por dia, avança o diretor ao JN.

Complementando estas sessões, existirão também, as sessões assíncronas, em que os estudantes e professores utilizam as tecnologias em tempos diferentes, avança o JN,a partir da explicação da portaria publicada em Diário da República.

Este modelo pode ser o futuro, afirma o diretor do Camões ao JN, não só para quem pretenda terminar o secundário, mas também, para outros casos específicos que poderão beneficiar, como por exemplo, quem tenha dificuldades, atletas de alta competição ou militares.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.