Incêndios: 77 detidos pela PJ, mais 25 do que o ano passado

Incêndios: 77 detidos pela PJ, mais 25 do que o ano passado
| País
Porto Canal

A Polícia Judiciária deteve este ano 77 pessoas por crime de incêndio florestal, mais 25 do que em 2015, indicam dados da PJ enviados à agência Lusa.

A PJ adianta que dos 77 detidos, 32 ficaram em prisão preventiva e seis em prisão domiciliária.

Segundo a PJ, 76 pessoas foram detidas em Portugal Continental e uma na Madeira.

A maior parte das detenções ocorreram em Vila Real (19), região Norte (18), Braga (11) e Centro (10).

A época mais crítica em incêndios florestais termina hoje, tendo os fogos consumido uma área superior a 160 mil hectares, mais do dobro dos últimos oito anos, segundo o Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais.

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.