Tribunal de Leiria proíbe contactos entre suspeitos de burla milionária à banca

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 01 nov (Lusa) - Os dois suspeitos de uma burla que causou prejuízos superiores a um milhão de euros à banca saíram hoje em liberdade do tribunal de Leiria, mas proibidos de contactarem os arguidos do processo, disse à Lusa fonte da PJ.

O comerciante e o gestor detidos na quarta-feira em Braga e em Guimarães são presumíveis coautores de crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, em colaboração com um outro arguido, o ex-presidente da SAD da União de Leiria João Bartolomeu, adiantou a mesma fonte da PJ à Lusa.

Para além da proibição de qualquer contacto entre os três arguidos do processo, as medidas de coação aplicadas aos dois detidos, de 41 e 44 anos, ouvidos hoje em tribunal, determina a entrega dos passaportes e apresentações semanais às autoridades.

Na quinta-feira, após a detenção do comerciante e do gestor, ambos do norte do país, a PJ informou em comunicado que "de acordo com os elementos de prova coligidos no decurso da investigação, os detidos, com a colaboração de outro arguido, participaram na elaboração e consumação de um plano que consistiu na sucessiva apresentação a desconto de dezenas de títulos de crédito falsos".

O prejuízo patrimonial está avaliado num valor que ultrapassa o milhão de euros, pode ler-se na nota da PJ.

A 16 de outubro de 2102, após buscas e detenção efetuada pela PJ, o ex-presidente da SAD da União de Leiria João Bartolomeu saiu em liberdade do Tribunal Judicial de Leiria, obrigado ao pagamento de 70 mil euros de caução.

João Bartolomeu, empresário leiriense, ficou ainda sujeito a apresentações semanais às autoridades e à entrega do passaporte.

O empresário, suspeito de vários crimes de burla qualificada e falsificação de documentos bancários, designadamente de letras de câmbio, tinha sido detido pela PJ de Leiria e foi ouvido em primeiro interrogatório judicial, que durou cinco horas.

Os ilícitos que levaram à detenção de João Bartolomeu, de 66 anos, reportam a eventuais crimes "cometidos na zona de Leiria, tendo sido identificadas diversas situações que, no seu conjunto, terão causado prejuízos patrimoniais de valor superior a um milhão de euros", podia ler-se num comunicado divulgado pela PJ.

JYMC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.