Deputados do PS insurgem-se contra relatório interno sobre produtividade parlamentar

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 29 set (Lusa) - Vários deputados do PS, alguns deles membros do Secretariado Nacional deste partido, criticaram hoje a direção da bancada parlamentar pela elaboração de um relatório sobre matérias como assiduidade, número de intervenções e perguntas de cada deputado socialista.

Fonte da direção da bancada socialista, no entanto, considerou que na reunião de hoje do Grupo Parlamentar do PS "alguns" elementos "fizeram uma tempestade num copo de água".

"O relatório elaborado pelos serviços do Grupo Parlamentar do PS limita-se a compilar dados já constantes no site da Assembleia da República. Não há qualquer apreciação qualitativa sobre a produtividade de cada deputado", alegou ainda o mesmo membro da direção da bancada socialista.

A questão do relatório, de acordo com fontes socialistas contactadas pela agência Lusa, terá sido levantada num momento em que o presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César, não estava presente.

Carlos César participa hoje na reunião do Conselho de Estado, razão pela qual Ana Catarina Mendes, na qualidade de "primeira vice-presidente" da bancada socialista, remeteu o debate sobre o controverso relatório para uma próxima reunião plenária do Grupo Parlamentar.

Na reunião, de acordo com deputados contactados pela agência Lusa, criticaram o relatório (por vezes de forma dura) Maria da Luz Rosinha, Porfírio Silva e Maria Antónia Almeida Santos (todos eles membros do Secretariado Nacional do PS), assim como Isabel Moreira, Joaquim Raposo e Vanda Guimarães.

Nenhum destes deputados socialistas aceitou prestar declarações sobre o assunto, adiantando apenas que a sua posição foi transmitida "em local próprio", ou seja, na reunião do Grupo Parlamentar do PS.

Duas das intervenções mais duras, com críticas a um ato "antidemocrático" e "lamentável" da direção do Grupo Parlamentar, partiram dos deputados socialistas Hortense Martins e Sérgio Sousa Pinto.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.