Goa mostra "Portugal moderno" até novembro

| País
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 29 set (Lusa) -- Música, cinema e gastronomia são algumas das iniciativas da Semana da Cultura Indo-Portuguesa a decorrer em Goa até novembro para "mostrar um Portugal moderno" e "manter a ligação ao país", disse à agência Lusa o cônsul Rui Carvalho Baceira.

"Queremos atrair as novas gerações de famílias ligadas a Portugal (...) e queremos mostrar à sociedade goesa que há um Portugal moderno, do século XXI. Com música, exposições e gastronomia queremos que Goa seja uma ponte entre Lisboa e Nova Deli", afirmou.

A oitava edição da semana cultural arrancou no domingo, com uma exposição de pintura do artista indiano Deviprasad Rao intitulada "Lisbon Calling", que esteve patente até quinta-feira.

"Esta exposição foi muito interessante porque retrata Lisboa e é um artista indiano que retrata Lisboa, e isto é um elemento muito interessante para este tipo de intercâmbios culturais e sessões artísticas", disse.

O cônsul Rui Carvalho Baceira explicou que Goa é um estado muito distinto em todo o território indiano, atendendo aos 500 anos da cultura e presença portuguesa.

"Apesar de a administração portuguesa já não estar em Goa desde 1961, há muitas famílias que estão ligadas cultural e linguisticamente ao nosso país. E nós tentamos fazer estas atividades todos os anos, para não deixar cair esta presença e, por outro lado, para manter a ligação destas famílias ao nosso país, que de facto mantêm um enorme interesse pela cultura portuguesa aos mais diversos níveis", adiantou.

Por questões logísticas, a "semana cultural" está dividida por várias datas, em iniciativas a decorrer nas cidades de Pangim e Margão.

Esta sexta-feira, 30 de setembro, vai decorrer o festival da canção portuguesa "Vem Cantar", apoiado pela Fundação Oriente e outras entidades, incluindo o consulado de Portugal.

Já em outubro, entre 06 e 09, vai realizar-se a oitava edição do festival de cinema lusófono, com seis filmes confirmados de Portugal: "Quatro de Copas"; "Voltados do Avesso"; "Florbela", "Inimigos sem Rosto", "Gelo" e "Cinzento e Negro".

Para novembro está agendada uma mostra de música e de gastronomia portuguesa, que conta com o 'chef' Fábio Bernardino. Segue-se um concurso de fado e, finalmente, um concurso de escrita de poesia em português.

A Semana da Cultura Indo-Portuguesa é uma iniciativa apoiada por entidades locais como os clubes associativos Vasco da Gama, Nacional e Harmonia, e a Indo-Portuguese Friendship Society, além do Consulado de Portugal, Fundação Oriente, e Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua.

FV // MP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.