Maioria das associações quer 'candidatura de mudança' para federação de atletismo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 set (Lusa) - A maioria das associações regionais de atletismo está "empenhada no apoio a uma candidatura de mudança", nas eleições para os órgãos sociais que vão ter lugar até ao final do ano na Federação Portuguesa de Atletismo.

Das 22 associações regionais, 10 estiveram reunidas em Coimbra, com o apoio expresso de mais duas, e aprovaram um documento em que se mostram determinadas a avançar com uma lista de rotura com a atual direção da federação da modalidade e o seu presidente, Jorge Vieira, apresentando um conjunto de "linhas orientadoras" para serem seguidas.

"Cumprir as deliberações tomadas em assembleia-geral, mesmo que contrárias à vontade da direção em exercício", e "não considerar as associações regionais como meros figurantes" são alguns dos pontos em destaque no documento.

Pede-se ainda que sejam devolvidas às associações "as responsabilidades de interlocutor privilegiado com clubes, atletas e demais instituições, na sua árera de jurisdição", que seja retomada a função de diretor técnico nacional (suspenso com a atual direção) e que sejam apresentadas as candidaturas para provas da associação europeia "em devido tempo".

As associações reunidas em Coimbra querem ainda que seja alterado "radicalmente" o "tratamento secundário dado ao setor juvenil e formação", invertendo-se o "forte desinvestimento no calendário competitivo".

O documento é assinado pela maioria das mais fortes associações regionais, entre as quais Lisboa, Porto e Leiria. Algarve, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Madeira, Viana do Castelo e Vila Real foram as outras associações presentes, com Setúbal e Viseu a manifestar solidariedade com a proposta.

Nas eleições para os órgãos sociais da FPA, que terão de ser realizadas até ao final do ano, cada uma das associações tem um total de dois votos no colégio eleitoral. A esses 44 votos juntam-se mais 21 das associações extraordinárias, num total de 65 votos.

Há quatro anos, Jorge Vieira ganhou com a maioria absoluta dos votos, chegando aos 40 votos, contra 19 de Leonel Carvalho.

FB // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Sub-19): Calendário dos Sub-19 acertado com goleada. Crónica do jogo.

A equipa de sub-19 do FC Porto recebeu e bateu o Académico de Viseu, por 4-0, num encontro em atraso referente à nona ronda do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Tiago Campas inaugurou o marcador do Estádio de Pedroso logo aos dois minutos, Tiago Andrade fez o segundo golo da tarde aos 18, Mariano Regal assinou o terceiro aos 64 e Gil Martins, o melhor marcador da prova, fechou a contagem de grande penalidade no tempo de compensação (90+2m).

FC Porto (Voleibol): Azuis e Brancas sagram-se campeãs e garantem tetra

A equipa de voleibol do FC Porto é tetracampeã da Liga Solverde, depois de vencer o quinto e último jogo, dos playoffs da final, no Dragão Arena, frente ao PV Colégio Efanor, por 3-0.

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo

2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.