Vila Pouca de Aguiar está a regulamentar apanha de cogumelos

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Pouca de Aguiar, 01 nov (Lusa) -- A apanha de cogumelos silvestres está a ser regulamentada em Vila Pouca de Aguiar, obrigando à obtenção de uma licença e formação para a recolha em determinadas áreas, podendo, quem não cumprir, incorrer num crime de furto.

A organização desta atividade, que movimenta cerca de duas mil pessoas a nível local, está a ser implementada pela Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar (Aguiarfloresta).

O responsável pela associação e vereador da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Duarte Marques, afirmou hoje que, nesta primeira fase, foram delimitados alguns terrenos baldios e privados, onde, para a recolha de cogumelos, é preciso obter uma licença, formação e cumprir um conjunto de normas relacionadas com a apanha sustentável.

Para que a iniciativa dê resultado é preciso, segundo o responsável, apostar na fiscalização, que pode ser feita através de sapadores florestais, guardas florestais, pessoas ligadas à resinagem e as próprias populações locais, que estão a ser envolvidas no projeto.

"Quem não cumprir pode incorrer um crime de furto, que dá pena de prisão de três meses ou mais", salientou.

Duarte Marques garantiu que o processo é "ágil para os locais", que beneficiam gratuitamente da licença anual, bem como de um colete que passa a ser obrigatório usar.

"Em contrapartida, as pessoas que são de fora para tirar a licença terão que pagar um custo, simbólico numa primeira fase, porque o objetivo é por o modelo a funcionar, não é impedir ou bloquear o acesso a ninguém", sublinhou.

Esta regulamentação é baseada no código de boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres, que foi criado também com o contributo da Aguiarfloresta.

Segundo Duarte Marques, esta regulamentação será aos poucos alargada a todo o concelho.

Em Vila Pouca de Aguiar, o vereador estima que mais de duas mil pessoas se dedicam à apanha de cogumelos, a maior parte das quais para autoconsumo. Recoletores comerciais deverão existir à volta dos 200 a 300.

E é precisamente para divulgar e promover este produto que a Câmara de Vila Pouca de Aguiar realiza a Feira do Cogumelo e Produtos de Outono, entre 09 e 10 de novembro.

No mercado municipal, vão poder ser adquiridos cogumelos do monte e de cultivo, para além de outros produtos locais de outono como a castanha, mel, compotas ou hortícolas.

Esta feira está inserida na XII Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar - Cogumelos, Cabritos e Castanhas, que vai decorrer nos dez restaurantes aderentes.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, afirmou que "a valorização e visibilidade dos produtos de qualidade visam gerar empregos e negócios no concelho".

A organização garante cogumelos "100% seguros", já que o produto servido e vendido vai ser certificados pela Aguiarfloresta.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.