Governo investe 14 ME na reabilitação de 13 escolas públicas

| Política
Porto Canal com Lusa

Amadora, Lisboa, 23 set (Lusa) - O Governo assinou hoje, na Amadora, acordos de colaboração com dez municípios no valor de 14 milhões de euros para levar a cabo obras de modernização em 13 estabelecimentos de ensino, recorrendo a fundos comunitários.

Numa cerimónia presidida pelos ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, foram assinados acordos de parceria com os municípios de Alcobaça, Almada, Amadora, Batalha, Figueira da Foz, Mealhada, Odivelas, Sardoal, Torres Novas e Torres Vedras.

Os acordos visam a realização de obras em escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundárias, beneficiando 9.199 alunos.

O ministro da Educação explicou que os acordos vão permitir executar investimentos em escolas que estão mapeadas no âmbito do Portugal 2020, levando a que no total sejam realizadas centenas de obras em estabelecimentos de ensino de norte a sul do país.

"Esta é a segunda cerimónia que estamos a realizar e estamos muito contentes porque vai permitir a execução estável destes fundos e melhorar a qualidade da execução destes investimentos", disse o governante.

Na sua intervenção, Tiago Brandão Rodrigues afirmou que o Governo não irá "ficar descansado" enquanto houver "escolas antigas a precisar de serem modernizadas".

"Queremos escolas renovadas que proporcionem oportunidades para todos", sublinhou.

Por seu turno, o ministro do Planeamento e Infraestruturas realçou o facto de estas intervenções terem "um forte impacto no crescimento económico e no investimento público".

"Vai criar muitos postos de trabalho e dar um enorme impulso ao investimento económico", observou.

No total, os acordos de colaboração contemplam a modernização de 200 escolas num investimento global de 200 milhões de euros provenientes de fundos comunitários e do Orçamento do Estado.

FYS // PNG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.